O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, sancionou neste sábado, 13, a lei 14/2021 – cujo projeto teve como autor o vereador Daniel Guedes – que garante uma série de cuidados e amparos às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no município. Os autistas geralmente sofrem com dificuldade em se comunicar, interagir socialmente ou são caracterizadas por interesses ou movimentos repetidos.
A lei estabelece que seja implementado no município o Programa de Política Municipal de Proteção dos Direitos e Atendimentos da Pessoa com TEA e que ele seja aplicado nos estabelecimentos públicos e privados. E garante ainda a inclusão dos estudantes com Transtorno de Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular. Defensor engajado dos direitos dos portadores de TEA, Daniel também é pai de autista e conhece bem a realidade desse público.
Para Gustavo Nunes, a lei representa um marco de apoio para inúmeras famílias e promove significativa inclusão social, contribuindo para a cidadania plena de muitas pessoas inseridas nesta condição. Já o vereador Daniel Guedes salientou que será “desafiador administrar, minimizar e contornar distúrbios no relacionamento do indivíduo com o meio em que vive, possibilitando uma convivência social mais sensível e desenvolvida”. Para ele, a legislação ipatinguense indica uma conquista da sociedade, que servirá de exemplo para os outros municípios que ainda não o fizeram”.