Uma grande placa em sua fachada principal informando que estão há 365 dias sem trabalho. Essa foi a forma que os proprietários da empresa de eventos Absolut Produções, de Carangola, cidade com pouco mais de 30 mil moradores, localizada na Zona da Mata mineira, a 240 Km do Vale do Aço, encontraram para registrar essa triste marca e ao mesmo tempo realizar um protesto silencioso em prol do setor de eventos, que vive a sua pior crise de sua história em virtude da pandemia do coronavírus. A Absolut, além de produtora de eventos, atua no segmento de locação de infraestrutura, mas com um vasto histórico de atividades em diversos estados do país.
Segundo um dos sócios, Henderson Medeiros, o Bolota, o setor clama por socorro e durante todo esse período, foi simplesmente excluído de qualquer diálogo que possibilitasse a criação de algum tipo de protocolo de flexibilização. “O que nos incomoda é a falta de critério. Um restaurante ou um barzinho podem funcionar, mas não pode ter música ao vivo. Com essa incoerência, perde o músico, que está com a sua atividade paralisada e perdemos nós, que poderíamos estar alugando uma caixinha de som”, por exemplo, disse Henderson.
De acordo com Bolota, a empresa teve que se reinventar para vencer 2020 e esses primeiros meses de 2021.. “Fomos em busca de alternativas para passar este período. Até aqui, nos ajudou o Senhor. O que vem pela frente está nas mãos de Deus, mas o cenário é preocupante.” O protesto silencioso da Absolut seguirá a partir de agora, diariamente, já que a cada dia que passa a placa vai servir para contar os dias parados. “Todos os dias estaremos aqui, informando a quantidade de dias sem trabalho. Essa rotina irá acontecer para que finalmente possamos produzir um evento”, disse Henderson.