O presidenter da Aperam, Frederico Ayres Lima, foi o entrevistado do último domingo (28) do CBN Sustentabilidade, apresentado pela consagrada jornalista Rosana Jatobá (ex-garota do tempo – Jornal Nacional) .Rosana Jatobá entrevistou o presidente da siderúrgica Aperam South America, a única empresa no mundo a produzir o chamado aço inoxidável verde a partir do carvão vegetal.
Ouça aqui, o CBN Sustentabilidade com a participação do presidente da Aperam, Frederico Ayres.
https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/333156/o-sistema-esg-na-siderurgia-brasileira.htm
Siderurgia, uma vilã?
O setor provoca um forte impacto ambiental na produção de aço e ferro com a liberação de grande quantidade CO2 na atmosfera. A Aperam é um exemplo de transição para uma cadeia de baixo carbono.
Aço Verde, o que é?
Uma importantíssima iniciativa sustentável é a produção de aço por meio do carvão vegetal como matéria-prima. O resultado desse processo é o chamado aço verde, obtido por meio de um processo super ecológico.
Hoje o carvão vegetal é consumido principalmente pelas siderúrgicas. O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal, e a Aperam BioEnergia, igualmente, é uma das maiores fabricantes de carvão vegetal do mundo! A produção de aço requer uma enorme energia e, por meio do carvão vegetal, o combustível usado nas usinas para a produção de aço emite uma quantidade menor de gases de Efeito Estufa.
Leia mais: Aperam BioEnergia recebe visitantes em Itamarandiba
Quem é Frederico Ayres
Frederico Ayres Lima é o Diretor Presidente da Aperam South America desde dezembro de 2014. Antes dessa função, Frederico foi Diretor Comercial da Aperam South America desde 2009.
O executivo iniciou sua carreira no Grupo em 1996, no Brasil, como Engenheiro Metalurgista, desempenhando diferentes funções nas áreas de eficiência de custos, assistência técnica e produção. Frederico trabalhou com exportações de 2000 a 2003, atuando como “trader” (vendas mercado externo). Posteriormente, assumiu responsabilidades na Europa nos campos de sinergia entre usinas, logística e coordenação da rede de vendas de aços inoxidáveis.
Frederico Lima voltou ao Brasil em 2006, assumido posições de Gerente de Exportação e, em seguida, de Gerente Geral de Negócios de Aços Elétricos e Carbono. Frederico é Engenheiro Metalurgista pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui mestrado em Metalurgia (UFMG) e MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas. Frederico Ayres Lima é brasileiro.