Em plenária realizada nesta quarta-feira, 10, o Sindi-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação) aprovou uma paralisação de professores e servidores da categoria à partir do próximo dia 22. A atitude, segundo o sindicato, seria uma resposta contra a ação do governo municipal em retomar, a partir dessa data, as aulas presenciais na rede pública de ensino. A orientação é que ninguém compareça às escolas. “No entanto, estamos nos dispondo a manter o trabalho remoto, porque não há condições para o retorno presencial sem vacinação e sem segurança sanitária nas nossas escolas”, afirma a diretora Isaura Carvalho.
O Sind-UTE disse ainda que comunicará à Administração Municipal a decisão da assembleia e organizará as ações de um calendário de atividades com as seguintes ações:
• Intensificar o diálogo com pais, estudantes e toda a sociedade para que não compareçam às escolas;
• Massificar nossa campanha por meio das redes sociais;
• Continuar/ampliar o diálogo com as comunidades sobre a situação epidemiológica do município;
• Realizar Ato simbólico da Praça 3 Poderes, cobrando da Câmara municipal o posicionamento claro em defesa da vida, bem como exigindo da PMI transparência e celeridade no processo de vacinação da população.
• Fortalecer ações junto à Comissão de Educação da Alemg e ao Ministério Público.
Silêncio
Procurada pela reportagem para se manifestar sobre o assunto, a Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Comunicação Social, disse que não “iria se manifestar”.