Uma idosa, com 109 anos, é a moradora mais velha de Timóteo a receber a vacina contra o coronavírus. Gésa Medalha de Jesus abriu a imunização de pessoas com 90 anos ou mais nesta quarta, 10. Moradora do bairro Quitandinha, a dona de casa afirmou estar feliz em ser vacinada. “A vacinação é muito importante. Agora estou protegida”, comemorou. Apesar da idade avançada, Gésa tem uma vida muito ativa. “Graças a Deus, faço minhas coisinhas, passo roupa, lavo”, resumiu.
Bastante emocionada ao aplicar a primeira dose da vacina na idosa, a enfermeira Beatriz Mendes salientou a importância da imunização. “Sabemos que a dona Gésa ficava dentro de casa seguindo o distanciamento social à espera da vacina. A programação de vacinação dos grupos prioritários é mais um passo decisivo na execução do Plano Nacional de Imunização”, comentou o vice-prefeito José Vespasiano, que acompanhou a aplicação.
A vacinação dos idosos acima de 90 anos será domiciliar sendo executada pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). O horário será de 8h às 11h e de 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Balanço
De janeiro a fevereiro, o município recebeu 2.987 doses de vacina do Estado. Nesta quarta (10), a Secretaria de Saúde divulgou o balanço da campanha de vacinação contra a Covid 19. Foram vacinados 19 idosos institucionalizados com a primeira e segunda dose; 1.449 profissionais de saúde com a primeira dose; 279 profissionais de saúde com a segunda dose.