Cerca de 700 alunos da Faculdade de Medicina do Vale do Aço poderão, em breve, prestar atendimento – como parte de sua formação no curso – na rede municipal de saúde de Ipatinga. Os estágios extracurriculares poderão ser realizados em toda rede assistencial do SUS: Hospital Municipal, Samu, UPA do Canaã, e nas UBSs.
De acordo com as regras do convênio assinado esta semana entre a Prefeitura e a Univaço, os estudantes sempre estarão acompanhados de um professor da faculdade, de acordo com as demandas prioritárias da Secretaria de Saúde. A parceria firmada com a instituição educacional vai garantir tanto o aperfeiçoamento dos atendimentos quanto proporcionar aos futuros médicos um aprendizado em ambientes reais de trabalho.
“A celebração deste convênio é algo muito significativo para nossa instituição, pois, além de cumprirmos o papel social de ajudar o município na assistência à saúde, oportuniza a inserção dos alunos, possibilitando uma formação qualificada e permanente”, destacou o diretor da Univaço, Vinícius Lana.
Para o secretário de Administração de Ipatinga, Matheus Braga, a parceria deve produzir efeitos positivos na área da saúde, pois “além de não onerar o município, representa a inserção de um número substancial de estudantes e professores na rede pública, reforçando a capacidade de resposta à coletividade, contribuindo para diminuir a demanda reprimida dos atendimentos na área.