Uma comitiva de prefeitos do Vale do Aço, organizada pelo Consaúde (Consórcio de Saúde do Vale do Aço), esteve reunida nesta terça-feira, 9, com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral. O encontro, solicitado pelo prefeito de Jaguaraçu e presidente da entidade, Márcio Lima, foi intermediado pela deputada estadual Rosângela Reis e aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Durante o encontro, Marcio Lima ressaltou que a pauta contemplou pontos relevantes para a saúde regional, como o aumento da quantidade e maior agilidade na entrega das vacinas contra a Covid-19. Outros assuntos em destaque foram a celeridade na implantação do Samu Regional, que está em sua segunda etapa, e a demora na reativação do convênio do Ipsemg (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais) com o Hospital Márcio Cunha, suspenso desde o dia 1º de fevereiro e que, neste momento, está “agarrado em questões burocráticas” que atrasam sua renovação.
Filas de cirurgias
Ele disse que o secretário se mostrou sensível ás duas demandas apresentadas, bem como aos outros temas abordados, tais como, as filas de cirurgias, consultas e exames, bem como necessidade de ampliação da frota do Consaúde, que atende dezenas de municípios em toda a região. “Saímos convictos de que as demandas apresentadas serão analisadas com carinho pelo Governo de Minas, pois são assuntos que impactam diretamente a saúde regional”, afirmou o presidente do Consaúde.
Além de Márcio Lima, também participaram da reunião os seguintes prefeitos: Aiken Dias (Joanésia), Benedito de Assis (Antônio Dias), Bruno Morato (Santana do Paraíso), Fernando Silva (Naque), Francisco Filho (Dionísio), Hamilton Lima (Marliéria), José Flor (Periquito), Jovani Duarte (Braúnas), Luiz Paulo (Pingo D’Água) e Ronaldo de Oliveira (Mesquita). Os prefeitos de Córrego Novo, Açucena e Timóteo enviaram representantes.