Concessionária de transporte coletivo e fretamentos comemora 30 anos de atividade e lança nova a marca.
No último dia 20, a Univale Transportes, operadora de serviços de transportes públicos, turismo, fretamento e logística, com sede em Coronel Fabriciano, comemorou 30 anos de atividades.
O início das operações da Univale foi, em 1991, a partir de uma cisão consensual com o Grupo Águia Branca que colocou o executivo Cláudio Moura a frente da empresa. E foi com o transporte coletivo nas linhas metropolitanas do Vale do Aço, parte do sistema de transporte urbano de Coronel Fabriciano, serviços de fretamento para a siderúrgica Usiminas e turismo que tudo começou.
História e estrutura
Cláudio Moura então, fundador da Univale, falecido prematuramente em 1997, lançou os pilares do que viria ser a empresa hoje. A família de Cláudio Moura, esposa e filhas, dirigiam a empresa até que, a partir de 2003, formaram um conselho administrativo para gestão do negócio, dedicando-se ao controle da holding Unipart, da qual a Univale faz parte. A partir de então, a Univale passou a ser administrada por executivo de mercado e ampliou consideravelmente a prestação dos serviços de fretamento para empresas de grande porte, como Cenibra, Usiminas, Vale, Mineração Usiminas, Anglo American, empresas petroquímicas e Continental na Bahia.
A Univale, além da sede administrativa em Coronel Fabriciano, conta com seis unidades localizadas nas cidades mineiras de Mariana, Itaúna, Santa Bárbara e, em território baiano, em Salvador, Camaçari e Dias D’Ávila; e outros 15 pontos de apoio em municípios próximos às unidades, com cerca de 700 veículos e um time de 1.800 colaboradores.
Novos rumos
Atualmente, a empresa é dirigida por Luís Peixoto que vê, no contexto atual, que as empresas tem que se reinventar para se adaptarem ao mercado cada vez mais competitivo. Num processo de evolução e em sintonia com os novos tempos, a Univale entendeu que era o momento de fazer a mudança. “Os novos tempos exigem flexibilidade, agilidade, assertividade, controle e evolução permanente. Ao completar 30 anos de história, com vigor para continuarmos a crescer, gerar mais oportunidades e ocupar lugar de destaque neste competitivo mercado, renovamos a nossa logo e identidade visual, que é um marco para a Univale, com o objetivo de estarmos em sintonia com o que vivemos”, enfatiza Peixoto.
A nova marca da Univale, por sua vez, representa o novo momento da empresa. Traz as cores verde e branca em predominância, com detalhes em vermelho. O novo ícone e tipografia reproduz leveza, modernidade e flexibilidade, expressando a preocupação com a segurança, com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, vislumbrando um futuro longevo e de ainda mais crescimento. Para as ambições dessa a empresa, manter a sua viagem “sempre em boa companhia” será cada vez mais um slogan que pressuponha esforços em modernização da frota, interações com novas tecnologias e atenção incondicional às mudanças do mercado e do consumidor.