Um encontro nesta quinta-feira, 7 que reuniu o novo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, e diretores do Sindiute (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação), subsede de Ipatinga, serviu para discutir diversos assuntos ligados à educação no município, como os referentes ao calendário letivo de 2021, publicação do Protocolo de Biossegurança nas escolas no contexto da pandemia do coronavírus, reorganização do calendário escolar para 2021, aposentadoria de servidores e outros assuntos. O prefeito ouviu as reivindicações e nova reunião está agendada para o final deste mês para que apresente retorno às solicitações e questionamentos da categoria.
Durante o encontro, Gustavo Nunes apresentou a campanha que será desenvolvida na cidade para conscientização acerca da importância do isolamento social bem como o cumprimento das regras sanitárias de prevenção ao coronavírus. O Sindute aproveitou para cobrar a publicação do protocolo de biossegurança para o retorno às aulas e a consequente reorganização do calendário escolar para 2021. A direção do Sindicato esclareceu que embora o referido documento tenha sido construído e elaborado por uma comissão interinstitucional instituída através de decreto municipal, ainda não foi publicado, mesmo após diversas solicitações à gestão anterior.
O Sindute protocolou ainda o documento intitulado “Por uma Educação de Qualidade Social”, uma contribuição ao debate sobre a política educacional de Ipatinga, evidenciando as demandas prioritárias do setor, enumerando: ações emergenciais para o ano escolar de 2021 e o retorno às aulas com segurança; avanços nas metas de médio e longo prazos do Plano Municipal de Educação; comprometimento da administração com a educação a partir da valorização dos servidores da área, gestão democrática, EJA (Educação de Jovens e Adultos) enquanto modalidade educativa com especial relevância, previdência e complementação da aposentadoria e negociação permanente com o Sindute