O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, anunciou nesta terça-feira, 12, novas medidas que serão adotadas no enfrentamento do coronavírus, de maneira a assegurar um atendimento mais eficaz e satisfatório na rede de saúde do município. As ações decorrem do grande aumento de casos de infectados em consequência de aglomerações e contatos das festas de fim de ano.
Segundo o prefeito, “reestruturar a rede municipal em tão pouco tempo será o grande desafio para garantir o atendimento, diante do aumento significativo de casos da Covid-19, uma vez que, mesmo estando há quase um ano convivendo com a pandemia”. Segundo Nunes, Ipatinga ainda se ressente de uma estrutura mais consistente para lidar com os reflexos da doença.
Diante disso, o prefeito anunciou uma ação, segundo ele, rápida e abrangente: a criação de um centro provisório de referência à covid, que passará a funcionar nos próximos dias, garantindo o atendimento aos infectados sem ônus à população, até que fique pronto o Centro de Atendimento para enfrentamento da pandemia, que funcionará no antigo Restaurante Popular, localizado na avenida Zita de Oliveira, no Novo Centro. Outra ação anunciada é o lançamento, nos próximos dias, de uma campanha de conscientização e fiscalização direcionada a toda a população e especialmente aos estabelecimentos comerciais.
Gustavo Nunes enfatizou ainda a importância de todos na luta contra a pandemia. “Para que consigamos superar este momento, é necessário que tenhamos o apoio e colaboração de toda população no cumprimento rígido do protocolo sanitário e também dos comerciantes, empresários e empreendedores para que façam valer as mesmas regras em seus estabelecimentos. Necessitamos que todos ajudem na fiscalização”, concluiu.
Conforme amplamente divulgado, uma das principais metas da atual administração é, na medida do possível, estabelecer um equilíbrio entre a saúde e a economia do município e manter a cidade funcionando, sempre com o cumprimento obrigatório de todo o protocolo sanitário.
Número de mortes por Covid
Nesta segunda-feira, 11 de janeiro, a PMI considerou necessário interromper temporariamente a divulgação dos dados referentes ao número de mortes por covid no município, com o objetivo de sanar incongruências que pudessem comprometer a exatidão e fidelidade desse relatório. Os registros disponíveis estão sendo checados em averiguação interna, e a previsão é de que a divulgação possa ser retomada normalmente ainda nesta semana.