A medida que as obras de duplicação do Lote 3 da BR 381, entre Jaguaraçu/Antônio Dias e Nova Era, vão sendo concluídas, os motoristas devem ficar atentos às novas configurações de acesso para as propriedades rurais, postos de combustíveis, restaurantes, vilas, cidades e povoados existentes no local, entre os Km 288 e 315 da rodovia. Isso se deve à construção de viadutos, alças de ligação, vias laterais e passagens que obrigarão os condutores a executarem manobras diferentes daquelas às quais estavam acostumados.
A duplicação da BR 381 é uma obra conduzida pelo DNIT, que é responsável por quatro de um total de 11 lotes das obras de melhoramentos no segmento localizado entre Belo Horizonte e o Vale do Aço, seguindo depois para Governador Valadares. Os lotes 3.2 e 3.3 já foram concluídos pela autarquia.
De um total de 37,5 quilômetros, 22 são de pista duplicada, já estão abertos ao tráfego., incluindo os túneis Antônio Dias e Prainha. Também foram finalizadas 11 obras de arte especiais previstas neste trecho: seis pontes, dois viadutos e três passarelas para travessia de pedestres. Os demais lotes também passarão por obras de duplicação, mas o processo será realizado através do programa de concessão desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.