São mais de 3 mil vagas para 88 cursos em Valadares, São João Evangelista (MG) e outras cidades mineiras.
Termina na próxima quinta-feira (07), o período de inscrições do Processo Seletivo 2021/1 do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Governador Valadares (MG). Neste vestibular para ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2021, são oferecidas 3.720 vagas em 88 cursos técnicos e de graduação. Todos os cursos são gratuitos.
Segundo o IFMG, a oferta do ensino técnico envolve duas modalidades. Para jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental, existe a opção do curso técnico integrado ao Ensino Médio, que possibilita a formação técnica simultânea ao ensino regular. Quem já se formou no Ensino Médio, pode optar por um curso técnico subsequente e ter uma formação profissional dentro de, no máximo, dois anos. Uma terceira opção é ingressar na graduação. Neste caso, também é necessário ter concluído o Ensino Médio.
Na primeira oferta, 15 dos 18 campi do IFMG estão participando. As vagas previstas são para as unidades em Arcos (MG), Bambuí (MG), Betim (MG), Congonhas (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Formiga (MG), Governador Valadares (MG), Ibirité (MG), Ipatinga (MG), Itabirito (MG), Ouro Branco (MG), Piumhi (MG), Ponte Nova (MG), Ribeirão das Neves (MG) e São João Evangelista (MG). Em uma segunda oferta, com data a ser definida a partir de fevereiro, será a vez dos campi de Ouro Preto (MG), Sabará (MG) e Santa Luzia (MG).
Análise de desempenho escolar
Devido à pandemia de Covid-19, de acordo com o IFMG, a seleção dos cursos técnicos tem novidade. Para manter o distanciamento social, ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Para se inscrever nos cursos integrados, os estudantes deverão providenciar, junto às escolas de origem, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso subsequente deverão apresentar documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada nos editais.
Leia também: https://portaln.com.br/2019/05/vale-do-aco/timoteo-cancela-processo-seletivo/
Processo seletivo da graduação
No caso do vestibular dos cursos de graduação, a seleção será realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020).
Ações afirmativas
Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e a uma vaga específica (V3985) destinada a candidatos que não se enquadram nos demais grupos de cotas.
Editais e inscrição
As regras do Processo Seletivo 2021/1 – 1ª oferta estão elencadas em três editais, publicados no site específico (clique para acessar), por onde também é realizada a inscrição. A taxa de participação é de R$ 25 e deve ser paga por meio de boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), gerado ao final do processo de inscrição no sistema da Fundep. Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.
Com informações do IFMG