BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Após decisão do STF, Governador Valadares deixa o Minas Consciente (e pode reabrir o comércio)

Prefeitura assume gestão do funcionamento do comércio e decreta novas medidas contra a COVID-19.

Governador Valadares (MG) deixou oficialmente, nesta quinta-feira (21), o Minas Consciente. A medida foi tomada por meio de decreto do prefeito André Merlo (PSDB), publicado no Diário Oficial do Município. A medida foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) garantir aos municípios a autonomia no enfrentamento da pandemia e a revogação da adesão de Valadares ao Programa Minas Consciente. O prefeito divulgou novas medidas que serão adotadas, a partir desta sexta-feira (22), para o enfrentamento e monitoramento da pandemia na cidade, além de medidas que flexibilizam o funcionamento do comércio, que desde o dia 21 de novembro de 2020, tem apenas os serviços essenciais funcionando.

Funcionamento do comércio

A partir desta sexta, de acordo com o decreto, a incidência da pandemia na cidade será classificada em níveis de alerta Alto, Médio e Baixo. Estes níveis serão definidos de acordo com indicadores: Incidência, Taxa de aumento da Mortalidade, Taxa de Transmissão e Taxa de Ocupação de Leitos de UTI Covid-19. A avaliação será feita pelo recém-criado Comitê de Situação Epidemiológica, composto por um representante do Departamento de Vigilância em Saúde, do diretor-executivo do Hospital Municipal e um representante da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com a Prefeitura, Valadares se encontra no Nível de Alerta Alto. Nesta etapa mais restritiva, o comércio e demais segmentos poderão funcionar com lotação máxima limitada a 1/3 da capacidade de ocupação do local. Eventos abertos ao público somente poderão acontecer nas modalidades drive-in e drive-thru. Neste nível, ainda estarão proibidas de funcionar as discotecas, danceterias, casas de shows (permitido apenas no nível de alerta BAIXO) e os setores que possuem regulação própria.

Cartilha explica como funcionará a gestão da pandemia feita pela Prefeitura

A Prefeitura de Valadares divulgou uma cartilha, onde explica como será a gestão do município sobre o funcionamento do comércio, além de medidas de enfrentamento à pandemia. O material está disponível para ser baixado no site da prefeitura.

Entenda os novos Níveis de Alerta, que funcionarão na cidade

Conforme informado na cartilha divulgada pela Prefeitura de Valadares, semanalmente, o recém-criado Comitê de Situação Epidemiológica fará a atualização sobre em que Nível de Alerta o município estará, e quais as medidas deverão ser seguidas, de acordo com a nova classificação. Os Níveis de Alerta funcionarão da seguinte maneira:

Nível de Alerta ALTO: Nesta etapa mais restritiva, o comércio e demais segmentos poderão funcionar com lotação máxima limitada a 1/3 da capacidade de ocupação do local. Eventos abertos ao público somente poderão acontecer nas modalidades drive-in e drive-thru. Neste nível, ainda estarão proibidas de funcionar as discotecas, danceterias, casas de shows (permitido apenas no nível de alerta BAIXO) e os setores que possuem regulação própria.

Nível de Alerta MÉDIO: Nesta etapa intermediária, o comércio e demais segmentos poderão funcionar com lotação máxima limitada a 2/3 da capacidade de ocupação do local. Neste nível, ainda estarão proibidas de funcionar as discotecas, danceterias, casas de shows (permitido apenas no nível de alerta BAIXO) e os setores que possuem regulação própria.

Nível de Alerta BAIXO: Poderão funcionar normalmente todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, desde que respeitadas as orientações de prevenção ao contágio pela Covid-19 citadas na Portaria publicada (disponível no Diário Oficial do Município).

Confira abaixo, a íntegra do comunicado da Prefeitura de Valadares, enviado à imprensa:

Começa a vacinação contra a COVID-19

A primeira pessoa a receber a vacina contra a COVID-19, em Governador Valadares (MG) foi a enfermeira Gleicelene da Silva, de 35 anos. Ela atua há 6 anos no Setor de Imunização da cidade. A primeira dose da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan com a chinesa Sinovac, foi aplicada ao meio dia desta terça-feira (19), na Policlínica Central. Após receber a vacina, Gleicelene ressaltou a importância de se tomar o imunizante. “Eu me sinto muito honrada, ainda mais nesse trabalho. A vacinação é muito importante, é o principal meio de prevenção das doenças. Então passa uma confiança por eu seu enfermeira do Setor de Imunização. As pessoas podem confiar.”

Como será a vacinação em Valadares

As primeiras 3484 doses da Coronavac chegaram de avião, na manhã desta terça-feira, em Valadares. A secretária de saúde, Caroline Sangali, explicou como vai ser a vacinação na cidade. Segundo ela, as primeiras pessoas a receberem a imunização na cidade serão trabalhadores da saúde, população idosa acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência – asilos e instituições psiquiátricas, indígenas, aldeados, povos e comunidades ribeirinhas.

A Coronavac é uma vacina que deve ser tomada em duas doses, para que a imunização seja completa. Segundo Caroline Sangali, quem tomar a primeira dose poderá receber a segunda em até 28 dias.

A vacinação nas Instituições de Longa Permanência – asilos e instituições psiquiátricas, vai começar nesta quarta-feira (20), segundo a coordenadora do Setor de Imunização do município, Dra. Márcia Cordeiro. A médica disse ainda que a primeira remessa de doses que chegou até a cidade deve durar até a quarta-feira (27). O município ainda aguarda a chegada de novas remessas da Coronavac. “Com certeza o processo vai ser lento, nós vamos arrastar aí esse ano todo, pra ter pelo menos uns 70% da nossa população imunizada.”

Documentos necessários para se vacinar

Dra. Márcia Cordeiro, falou sobre quais documentos deverão ser apresentados no momento em que a população for receber as doses. “Vamos vacinar mediante a apresentação do Cartão SUS e as doses serão vinculadas ao CPF da pessoa, tudo para ter um controle rigoroso na vacinação do grupo prioritário e evitar que aconteça algum equívoco.” A médica disse ainda que os profissionais que farão a aplicação da vacina, os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate contra a doença e os moradores de asilos e abrigos, que têm mais de 65 anos ou acima de 18 anos com comorbidades ou deficiência, deverão ser os primeiros a receber a imunização, em Valadares.

LEIA MAIS Comércio volta a funcionar neste sábado e terá novo horário à partir de sergunda-feir

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM