Dois homens, com idades entre 20 e 69 anos, um deles com comorbidades, perderam a vida para a COVID-19, em Governador Valadares (MG). Com o registro desta terça-feira (26), a cidade chega aos 498 mortos pela doença, tendo ainda 14.149 casos confirmados, incluindo 13.307 pessoas que já estão curadas. O total de internados com a doença é de 81 pacientes, incluindo 34 que estão na UTI. A taxa de ocupação UTI SUS está em 67%, e nos hospitais particulares, é de 100%. Os casos suspeitos somam 176, incluindo 57 mortos e 28 internados.
Aniversário da cidade será celebrado com restrições
Governador Valadares (MG) completa, neste sábado (30), 83 anos de emancipação política. Para marcar a data, a prefeitura preparou eventos com número reduzido de público e ações online. Serão três dias de programação, em diversas atividades, mantendo cuidados contra a COVID-19. Além dos eventos desta semana, a Corrida Rústica e o Desafio Bike serão realizados em fevereiro.
Prefeitura faz pesquisa com pais sobre a volta às aulas
Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Valadares anunciou que está realizando uma pesquisa com os pais dos estudantes da rede municipal, sobre a autorização dos filhos às aulas presenciais. O município pretende fazer um levantamento quantitativo para definir a organização do espaço escolar e realizar a compra de materiais de proteção individual para as crianças e servidores da Educação. A pesquisa está sendo através da Internet.
Valadares deixa o Minas Consciente
Governador Valadares (MG) deixou oficialmente, nessa quinta-feira (21), o Minas Consciente. A medida foi tomada por meio de decreto do prefeito André Merlo (PSDB), publicado no Diário Oficial do Município. A medida foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) garantir aos municípios a autonomia no enfrentamento da pandemia e a revogação da adesão de Valadares ao Programa Minas Consciente. O prefeito divulgou novas medidas que serão adotadas, a partir desta sexta-feira (22), para o enfrentamento e monitoramento da pandemia na cidade, além de medidas que flexibilizam o funcionamento do comércio, que desde o dia 21 de novembro de 2020, tem apenas os serviços essenciais funcionando.
Funcionamento do comércio
A partir desta sexta, de acordo com o decreto, a incidência da pandemia na cidade será classificada em níveis de alerta Alto, Médio e Baixo. Estes níveis serão definidos de acordo com indicadores: Incidência, Taxa de aumento da Mortalidade, Taxa de Transmissão e Taxa de Ocupação de Leitos de UTI Covid-19. A avaliação será feita pelo recém-criado Comitê de Situação Epidemiológica, composto por um representante do Departamento de Vigilância em Saúde, do diretor-executivo do Hospital Municipal e um representante da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com a Prefeitura, Valadares se encontra no Nível de Alerta Alto. Nesta etapa mais restritiva, o comércio e demais segmentos poderão funcionar com lotação máxima limitada a 1/3 da capacidade de ocupação do local. Eventos abertos ao público somente poderão acontecer nas modalidades drive-in e drive-thru. Neste nível, ainda estarão proibidas de funcionar as discotecas, danceterias, casas de shows (permitido apenas no nível de alerta BAIXO) e os setores que possuem regulação própria.
Cartilha explica como funcionará a gestão da pandemia feita pela Prefeitura
A Prefeitura de Valadares divulgou uma cartilha, onde explica como será a gestão do município sobre o funcionamento do comércio, além de medidas de enfrentamento à pandemia. O material está disponível para ser baixado no site da prefeitura.
Começa a vacinação contra a COVID-19
A primeira pessoa a receber a vacina contra a COVID-19, em Governador Valadares (MG) foi a enfermeira Gleicelene da Silva, de 35 anos. Ela atua há 6 anos no Setor de Imunização da cidade. A primeira dose da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan com a chinesa Sinovac, foi aplicada ao meio dia desta terça-feira (19), na Policlínica Central. Após receber a vacina, Gleicelene ressaltou a importância de se tomar o imunizante. “Eu me sinto muito honrada, ainda mais nesse trabalho. A vacinação é muito importante, é o principal meio de prevenção das doenças. Então passa uma confiança por eu seu enfermeira do Setor de Imunização. As pessoas podem confiar.”
Documentos necessários para se vacinar
Dra. Márcia Cordeiro, falou sobre quais documentos deverão ser apresentados no momento em que a população for receber as doses. “Vamos vacinar mediante a apresentação do Cartão SUS e as doses serão vinculadas ao CPF da pessoa, tudo para ter um controle rigoroso na vacinação do grupo prioritário e evitar que aconteça algum equívoco.” A médica disse ainda que os profissionais que farão a aplicação da vacina, os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate contra a doença e os moradores de asilos e abrigos, que têm mais de 65 anos ou acima de 18 anos com comorbidades ou deficiência, deverão ser os primeiros a receber a imunização, em Valadares.