A Secretaria de Saúde de Ipatinga confirmou, neste sábado (2), mais cinco óbitos em decorrência de complicações pela Covid-19. Com estes registros, a cidade contabiliza 312 mortes pela doença.
As vítimas são três mulheres, uma de 93 e duas de 79 anos de idade e dois homens um com 60 e o outro com 79 anos. Todas as vítimas realizaram exames e testaram positivo para a doença.
Ontem
Tão grave quanto hoje foram as quatro pessoas que morreram em decorrência de complicações da Covid-19, em Ipatinga. Tratam-se de dois homens, de 68 e 80 anos, e duas mulheres de 70 e 81 anos. As mortes foram confirmadas nesta sexta-feira (1) pela Secretaria de Saúde do município.
E por que não usamos máscaras? por quê aglomeramos? Por que as mortes não importam?
Podemos avaliar a máxima da “política do Pão e circo” (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento. Ou seja, onde estão o pão e o circo na nossa sociedade? estão em bares, festas, confraternizações, etc e as pessoas não querem abrir mão disso.
Soma-se a isso a coerção social. Vejo meu vizinho ignorando as diretrizes restritivas, o colega de trabalho, o membro da igreja e, a atitude de remar contra a maré, parece ser inócua. Da mesma forma, os exemplos públicos como políticos, artistas, jogadores de futebol são mais fortes que o clamor da ciência. A busca por aceitação é muito maior (a rejeição nos assombra).
Indo um pouco mais além, começamos a fugir das notícias da pandemia. Com isso, postagens como essa que chamam pra uma realidade a qual não queremos enfrentar passam a ganhar menos “cliques”. Vamos formando um escudo invisível em que a dor alheia ignoramos. Espero a doença alcançar alguém mais próximo para que, ao mudar de postura, tenho o entendimento da maioria, uma vez que agora, tenho razão para acreditar que seja necessário o distancimento social, o álcool em gel e o uso da máscara.
Informações para velório e sepultamento
Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipatinga, os familiares das vítimas foram informados quanto à causa das mortes e os procedimentos em relação ao sepultamento.