Em função da pandemia, o espetáculo Adelaide sem Censura, que seria exibido presencialmente, ainda não tem data para lançamento aberto ao público, mas o ensaio da peça, realizado na Casa Laboratório, está disponível no Youtube, onde se manterá um por um breve tempo. Todos os envolvidos na gravação da montagem respeitaram as normas de prevenção estabelecidas pela OMS no que diz respeito ao enfrentamento da doença causada pelo novo coronavírus.
Adelaide sem Censura é uma adaptação de A Rainha do Rádio, de José Saffioti Filho, escrita no ano de 1976, em plena ditadura militar brasileira, tempo de repressão aos meios de comunicação e às manifestações artísticas. A obra fala sobre a radialista Adelaide Fontana, que comandava o programa Suspiros ao meio-dia. A comunicadora vivia na contramão dos padrões de comportamento impostos pela sociedade à ala feminina e considerados ‘morais’. Guerreira e cheia de sonhos, Adelaide não se calava diante das mais diversas formas de abusos de poder e denunciava tudo o que repudiava com muito humor e poesia. Adelaide sem Censura é protagonizado pelo ator Éderson Caldas, que completa 31 anos de carreira artística neste ano.
“Esse espetáculo é resultado do trabalho dedicado de profissionais competentes de vários segmentos, desde atores, diretor, maquiador, figurinista, cenografista, iluminador, fotógrafo e design”, sublinha Éderson, que pretende estender as exibições a outras cidades e estados, como o Rio de Janeiro, frisou Éderson.
FICHA TÉCNICA
Ator: Éderson Caldas
Direção: Rose Abdallah
Assistente de direção: João Carlos Cardoso
Cenário: Joab Sangi
Figurino: Rosane Dias
Trilha sonora: Junio Endrick
Operador de Luz: Mati Lima
Caracterização: Matheus Cordeiro e Gil Minogue
Câmeras: Regiano Santiago (Caju) e Filipe Oliveira
Edição: Filipe Oliveira
Assessoria de imprensa: Goretti Nunes
Produção: Shirley Maclane
SERVIÇO
O Ensaio de Adelaide sem Censura pode ser assistido no canal do projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=KUl_4z1tBek
Youtube/Éderson Caldas
https://www.facebook.com/edersoncaldas
Classificação indicativa: 16 anos