A Prefeitura de Timóteo divulgou nesta quinta-feira, 10, um comunicado oficial, deixando claro que manterá o comércio aberto neste final de ano, apesar da Região Metropolitana do Vale do Aço ter regredido para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. A medida está baseada na decisão do STF, que delegou aos Estados e Municípios a adoção das ações para combater a propagação do coronavírus.
Ao mesmo tempo, a administração ratificou o seu compromisso de “continuar empregando todos os meios possíveis e disponíveis para frear o avanço dessa doença”, além de intensificar o trabalho de orientação e fiscalização das normas sanitárias junto aos estabelecimentos comerciais e espaços públicos, especialmente, no período noturno. A nota deixa claro ainda que “a Prefeitura reconhece a importância do trabalho realizado pelo Estado como balizador das decisões e para alertar a população da seriedade das medidas adotadas nesse difícil momento de enfrentamento ao coronavírus”.
Encerrando a nota, a PMT destacou que o período é dramático, com o aumento de pessoas doentes coronavírus e pela ocupação de leitos clínicos e de UTI. Ela enfatiza ainda que a cidade se tornou referência para acolher pacientes de outras localidades, mas é importante que a população colabore. “Use máscara; só saia de casa em situação de necessidade e, se sair, respeite o distanciamento social; use álcool 70% e evite aglomerações. Juntos vamos superar esse desafio!”, concluiu.