No retorno às aulas nas escolas particulares, pais defendem a convivência responsável com a pandemia

Um representanto do grupo de pais que pleitearam junto ao executivo municipal o retorno às aulas nas escolas particulares de Coronel Fabriciano, em contato com a redação do Portal N, observou que a decisão é fruto de muita reflexão, debate e consenso com profissionais da educação, pais e representantes do governo municipal.

Para Rainer Magalhães, engenheiro mecânico, membro de um desses grupos, o objetivo é possibilitar, por menor tempo que se tenha, observações nos procedimentos estabelecidos pelo decreto municipal assim como as iniciativas de cada escola nesse sentido. “Ninguém mais preocupado com a integridade de nossos filhos que nós mesmos. No entanto, muitos pais convivem com filhos em situações de maior vulnerabilidade à Covid-19 que se acredita ter na escola. A maioria dos pais trabalham e deixam filhos com terceiros que, por sua vez, não se tem controle com quais outras pessoas esses terceiros se relacionam, podendo trazer para a família o vírus Sars-Cov-2. Outras famílias, convivem com os filhos se relacionando com outrem em clubes recreativos, ruas e ambientes de maior risco de contaminação que acreditamos a escola oferecer, se observados todos os protocolos preconizados pelos órgãos sanitários”. Justifica Magalhães.

Rainner explicou que se avista, em 2021, situações não muito diferentes que se observa esse ano e a oportunidade, agora, é de se fazer uma espécie de “laboratório” para que no próximo ano o calendário escolar possa ser cumprido, em sua maior parte, com os alunos em sala de aula. “Entendemos que é uma oportunidade valiosa para verificarmos o que dará certo e o que deverá ser corrigido” pondera o membro do grupo .

É importante lembrar que a volta às aulas nas escolas públicas municipais já aconteceu desde o último dia 23, o que é questionável que tal condição possibilite para um munícipe  e não se possibilite a outro. Da mesma forma, segundo Rainner, os pais que não desejarem enviar seus filhos poderão optar pela manutenção do ensino de forma remota como até o momento está sendo disponibilizado.

Ensino público municipal completa uma semana de retorno às aulas

A volta às aulas presenciais em Coronel Fabriciano começou na última segunda-feira (23) para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A secretaria de Governança Educacional, explicou que a volta às aulas presenciais acontece em caráter experimental, com rodízio de alunos e aulas às segundas, quartas e sextas-feiras para um determinado grupo e às terças e quintas-feiras para outro grupo, invertendo a ordem na semana seguinte.

Os diretores das escolas da rede municipal de ensino, que mantêm o contato com os alunos desde o início da pandemia do novo coronavírus, são os responsáveis por convocá-los, obedecendo o calendário de turmas estabelecido pela SGE.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM