A posse será no dia 1º de janeiro, às 17h, no plenário da Câmara Municipal, lembrando que antes disso, haverá a diplomação dos eleitos, às 13h da próxima sexta-feira, dia 18. E ao final da cerimônia do primeiro dia de 2021, um dos primeiros atos de Gustavo Nunes, que aos 26 anos será de fato e direito o mais jovem a ocupar o cargo, é a posse do seu secretariado. Até lá, realiza-se a chamada transição de governo, cuja comissão especial foi instituída no dia 7 de dezembro.
E como acontece nos níveis federal e estadual, a tendência é que os participantes deste seleto grupo acabem para ocupar as cadeiras do chamado primeiro escalão do Executivo Municipal, cujo salário atual é de R$ 10,2 mil. Alguns, por opção, qualificação ou mesmo acordos políticos, acabarão nos postos do segundo e terceiro escalão, que muitas vezes são, no dia a dia, tão importantes quanto a posição de secretário no que tange às ações operacionais da Prefeitura.
Segundo fontes ouvidas pelo Portal N, neste momento, os mais cotados para o secretariado seriam os citados abaixo, lembrando que até o dia 1º de janeiro, conforme o balanço das ondas políticas, que como dizia Magalhães Pinto, são como as nuvens do céu, muita coisa pode mudar, pois neste meio, a gratidão não dura mais do que 48 horas:
Leonardo Werneck – Chefia de Gabinete ou Secretaria de Comunicação
Maria Júlia Bomfim Pereira – Segurança Pública
Lucas Brum da Silva – Dataserv
Mauro Antônio Nunes – Desenvolvimento Econômico ou Assistência Social
Juliano Nogueira – Saúde
Roberto Soares – Governo
Breno Inácio da Silva – Procuradoria Geral.
Nas outras pastas, muitas delas importantes como Planejamento e Obras Públicas, ainda não há indicações conhecidas. A atual vereadora Márcia Perozzini, que não concorreu à reeleição, poderá ocupar a secretaria de Educação, onde já esteve entre 2006 e 2009, no governo do então prefeito Sebastião Quintão. Outra informação é que Márcia poderá indicar alguém de sua confiança para a função.
Outros nomes comentados foram os do engenheiro Adeilson Viana da Silva, para a pasta de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e do atual secretário de Fazenda, José Salles, que teria sido convidado à continuar.
O vice-prefeito, Alexandro Oliveira do Espírito Santo é outro que também deve ocupar um posto no primeiro escalão, faltando apenas definir qual seria. Uma das opções seria o Desenvolvimento Econômico, tendo o ex-secretário da pasta no Governo de Sebastião Quintão (2005-2009) Marcos Senna, como adjunto.
Até mesmo o agora ex-deputado federal Enéias Reis – ele deixou o cargo nesta sexta-feira, 11 – pode surgir como um dos secretários de Gustavo Nunes. Isso se deve à sua capacidade de articulação política e os contatos que criou em Brasília nos quase dois anos que atuou como parlamentar. De acordo com as últimas informações, obtidas neste sábado, 12, a Assistência Social seria uma das primeiras opções do suplente de deputado federal, que poderia também ir para o Governo ou para a Secretaria Executiva.
Bem! Certo mesmo é que só saberemos, com certeza, quando Gustavo Nunes anunciar os nomes. Então, que se abram as cortinas e comece o espetáculo da transição de governo, diplomação e posse.
Nota: procurada, a assessoria do prefeito eleito informou que ainda não há definição do secretariado, e tão logo ele seja definido, será divulgado oficialmente.