BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Samu Regional é inaugurado

Foi inaugurada, nesta segunda-feira (28), a Central de Regulação do Samu Regional, em Governador Valadares (MG). A Central abriga 150 profissionais que trabalham em parceria com o Corpo de Bombeiros, na sede da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). A solenidade contou com as presenças do prefeito André Merlo, do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Eduardo Brant, do secretário de Estado de Saúde, Dr. Carlos Eduardo Amaral, além de deputados e autoridades locais.

O Samu Regional conta, neste primeiro momento, com 12 ambulâncias que estão distribuídas em 11 bases, para atender 86 cidades da região, que inclui os vales do Rio Doce e do Aço, pelo telefone 192. Ao todo, mais de 1 milhão e meio de pessoas poderão ser atendidas.

Solenidade

Na solenidade, o prefeito de Valadares, André Merlo, destacou que o Samu Regional é fruto de muito diálogo e parceria. “Hoje foi um dia de vitória para nós prefeitos da região, o dia em que foi inaugurado o Samu Regional, que será administrado pelo Consórcio Intermunicipal da Rede Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge) e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Estive presidente do Consurge em 2017 e 2018 e vi esse projeto crescer. Tínhamos certeza que esse dia chegaria. Acreditamos, apostamos e hoje vimos que todo esse trabalho foi fundamental para que esse projeto saísse do papel. Foi muito diálogo com o Governo do Estado, com o Vale do Aço para que conseguíssemos chegar até aqui. Foi um trabalho desenvolvido com muito esforço e temos que agradecer a todos que acreditaram nesse projeto que será de extrema importância não só para Valadares mas para toda a nossa região”, agradeceu o prefeito.

Leia também: Consurge anunciainício de operações do Samu Regional

O vice-governador de Minas, Paulo Eduardo Brant, lembrou a importância da consolidação deste serviço para o Vale do Rio Doce e para o Vale do Aço. “É de fundamental importância porque ele cria um sistema de urgência e emergência eficiente, que vai gerar melhoria no sistema. Veio para coroar uma grande ação coordenada, que envolveu prefeitos, parlamentares, a Secretaria de Saúde, o Governo de Minas. Um verdadeiro exemplo de que quando a gente coopera, a capacidade de organizar fica muito maior. Precisamos de ações como esta em todo o país porque a população só tem a ganhar”, declarou o vice-governador.

O secretário de Estado de Saúde Dr. Carlos Eduardo Amaral explicou como vai funcionar na prática o serviço. “O Consurge é o Samu Regional. O número vai continuar sendo o 192, onde as pessoas que precisarem de urgência vão acionar. Quando o número for acionado, a Central vai avaliar o tipo de atendimento que o cidadão necessita no momento e direcionar para o atendimento mais próximo, de referência, sem haver perda de tempo no atendimento. Os municípios que ainda não aderiram devem procurar o Consurge para participar porque este serviço é de extrema importância para todas as cidades”, explica o gestor da saúde.

Leia também: Samu Regional começa atendimento em outubro.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM