Ônibus cai da ponte perto de João Monlevade, deixando mortos e feridos

Um grave acidente aconteceu às 13h30 desta sexta-feira, 4, na “Ponte Torta”, que fica no Km 350 da BR 381, no bairro Jacuí. O local fica próximo da convergência com a BR 262 e ao trevo para Dom Silvério e Rio Piracicaba, em João Monlevade, a 80 Km do Vale do Aço. Um ônibus da empresa Localima Turismo, que seguia da localidade de Santa Cruz do Deserto, município de Mata Grande (AL), de onde saiu às 09h desta quinta-feira, 3, para São Paulo, caiu de uma altura de 23 metros – segundo dados da perícia –  e ficou completamente destruído. O transporte ainda tinha passageiros do município vizinho de Água Branca.

Em entrevista à Globo Minas, Uma passageira de nome Luana,  que conseguiu pular do veículo, junto com outros ocupantes, contou que o veículo teria tido um problema mecânico (perda do freio) durante uma subida, além de perda de potência do motor. Outra passageira – Eliane –  confirmou a história e lembrou que o ônibus caiu de ré, depois da tentativa do motorista de pará-lo.

As passageiras Eliane (e) e Luana (d), durante entrevista ao repórter Vladimir Villaça, no MGTV2, da Globo Minas. Reprodução

Até o momento já foram confirmadas as mortes de 18 passageiros e cerca de 22 feridos. A gravidade do acidente exigiu o apoio de soldados do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Ipatinga, que já estão no local. As vítimas foram transportadas para o Hospital Margarida, em João Monlevade e também para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, numa operação que exigiu o uso dos helicópteros dos Bombeiros.

No final da noite desta sexta-feira, a empresa Localima Turismo emitiu uma nota oficial, assim como a Prefeitura de Mata Grande, que ainda decretou luto oficial de três dias.

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

A empresa LOCALIMA vem, através da presente Nota, expressar nosso pesar e nossa profunda tristeza pelas vítimas e seus familiares acerca do acidente ocorrido no dia 04/12/2020.

Informamos, ainda, que a LOCALIMA possui contrato de arrendamento junto à empresa J.S. TURISMO, a qual transporta seus passageiros dentro das regras dos órgãos fiscalizadores – ANTT e Polícia Rodoviária Federal.

Não nos furtaremos da nossa responsabilidade, e somaremos todas as nossas forças e empenho para prestar total assistência às vítimas e aos seus familiares.

Nada, absolutamente nada, trará de volta a vida das vítimas. Foi uma fatalidade que gostaríamos de ter evitado.

Todos os fatos estão sendo apurados, e a nossa empresa possui interesse direto na devida elucidação, sendo certo que as reparações serão realizadas, caso a caso, para que a dor das vítimas e dos seus familiares sejam amenizadas.

Lamentamos o ocorrido, e nos sentimos profundamente abalados por este grave acidente. Não obstante, nossa equipe esclarece que se coloca à inteira disposição, dando suporte humano, digno, com compaixão e empatia, para amenizar a dor daqueles que sofrem, sejam vítimas ou seus familiares.

Com profundo pesar, LOCALIMA.

Lista de mortos no acidente, devidamente identificados:

  1. Caio Lucas Santos
  2. Cícero Jeferson Andrade da Silva
  3. Cícero Oliveira Lima
  4. Clemilton Santos Nascimento
  5. Denise Maria do Nascimento
  6. Elias Vieira Batalha
  7. Joelson Queiroz dos Santos
  8. José Ricardo da Silva
  9. José Roberto Santos da Silva
  10. Lázaro Santos Barbosa
  11. Manoel José da Silva
  12. Marcondes Teixeira lima
  13. Maria Silma da Silva Batalha
  14. Cinco mortos ainda não haviam sido identificados até as 9h30 deste sábado, 5 de dezembro. 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM