Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal em Caratinga e Tarumirim, no Vale do Rio Doce.
Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (2) em Caratinga e Tarumirim, no Vale do Rio Doce, em uma operação que visa combater a entrada ilegal de brasileiros nos Estados Unidos.
A operação ‘Lei do Retorno’, de acordo com a PF, faz parte de uma ação de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas entre autoridades policiais norte-americanas e brasileiras.
Crime
Segundo as investigações, os suspeitos estariam promovendo a entrada massiva e clandestina de brasileiros nos Estados Unidos, em troca de dinheiro. Cada imigrante repassava em torno de R$ 18 mil para os criminosos.
As vítimas, de acordo com a PF, eram submetidas a condições degradantes durante a imigração dos guias denominados ‘coiotes’, responsáveis pela travessia da fronteira do México com os EUA.
Um mineiro, de Tarumirim, chegou a ser preso em agosto pela Polícia de Fronteira dos EUA e enviado de volta ao México. Mas, 11 dias depois, ele foi encontrado morto em uma área da fronteira entre El Paso e Texas.
Uma das linhas investigativas considera a hipótese de que o crime aconteceu pelo fato de o homem não conseguir arcar com dívidas assumidas junto aos coiotes, parceiros dos agenciadores da região de Caratinga.
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e de promover, com o fim de obter vantagem econômica, a entrada ilegal de brasileiro em país estrangeiro, cujas penas somadas podem chegar a mais de nove anos de prisão.
Fonte: Savio Scarabelli-Radio Mundo Melhor