A antiga sede da Usiminas em Belo Horizonte vai, em 2021, ser transformada em mais um hospital da Fundação São Francisco Xavier (FSFX). Atualmente, a organização conta com quatro unidades – Ipatinga, Timóteo, Itabira e Cubatão (SP). O futuro centro médico será batizado com o nome da siderúrgica, deve atender mais de 1,5 milhão de pessoas, com um investimento total de R$ 250 milhões e previsão de 300 leitos, sendo 100 na fase inicial.
O plano foi apresentado pessoalmente nesta quarta-feira, 23, pelo presidente da Usiminas, Sergio Leite, ao prefeito da capital, Alexandre Kalil. A Usiminas foi fundada em Belo Horizonte e segue presente na cidade há mais de 60 anos. Hoje, damos um passo importante nessa relação de parceria, ao oferecermos à capital toda a excelência da FSFX, já conhecida por uma parcela grande dos mineiros do leste do Estado”, destacou
Já o chefe do executivo, que toma posse para um novo mandato no dia 1º de janeiro, avaliou o projeto como bastante positivo. “Em meu primeiro período à frente da prefeitura, recebemos muitas propostas. Hoje, foi diferente. A Usiminas trouxe um presente para todos nós. Um novo hospital, com atendimento ao SUS e, em especial, custeado por entidade privada, que é um ponto importante para o setor público. Reforço nosso agradecimento à empresa pela iniciativa”, afirmou.
O projeto apresentado para Kalil prevê a manutenção da arquitetura local, como a fachada, os jardins de Burle Marx e a praça que abriga a escultura da artista Tomie Ohtake. O novo Hospital Usiminas deve ser destinado a atendimentos de alta e média complexidade e a previsão é de até 300 leitos, sendo uma referência para uma população superior a 1,5 milhão de pessoas em atendimentos de alta complexidade. O custo do projeto está estimado em R$ 250 milhões e cerca de 700 empregos devem ser gerados apenas na fase de preparação. A expectativa é que o funcionamento seja iniciado em etapas, com a abertura inicial de 100 leitos e um corpo clínico com 250 médicos, além de toda a equipe multidisciplinar, como enfermagem, fisioterapia, assistência social e de suporte.