Após período inicial de monitoramento, quantificação e qualificação das partículas sedimentáveis, empresa se compromete com redução de até 35% de sua contribuição.
No mês de dezembro, a Usiminas assumiu, junto à 9ª Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais, metas quantitativas de redução das emissões de partículas sedimentáveis de sua responsabilidade. A definição das metas é mais uma das etapas previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela companhia em outubro de 2019.
Leia também: https://portaln.com.br/2020/09/vale-do-aco/usiminas-reforca-o-monitoramento-ambiental-da-usina-de-ipatinga/
Ao longo de 2021, a Usiminas deverá reduzir a presença dessas partículas, oriundas de sua operação, entre 25% e 35%, percentual variável por bairro em que é feita a medição. A companhia se comprometeu, também, em ampliar a rede de monitoramento específica desse material para mais três bairros – Bela Vista, Horto e Iguaçu – totalizando nove pontos de medição. As estações fazem o acompanhamento online e em tempo real do material acumulado, além dos métodos convencionais de medição.
Outras notícias sobre o “Pó Preto” publicadas:
https://portaln.com.br/2020/03/vale-do-aco/usiminas-vai-monitorar-o-po-preto-saiba-como/
https://portaln.com.br/2019/10/meio-ambiente/po-preto-ipatinga-esta-abaixo-da-media-nacional/