BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Vendas de aço plano devem crescer até 10% em 2021

O olhar da indústria brasileira do aço para 2021 é de otimismo.

O Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) se mantém em patamares historicamente elevados, embora tenha havido redução de 4,1 pontos, para 78,9 pontos em dezembro – terceiro maior patamar da série histórica, iniciada em abril de 2019.

A expectativa do setor é de que no próximo ano as vendas internas aumentem 5,3%, e o consumo aparente de produtos siderúrgicos 5,8%, em comparação com 2020.

O cenário positivo baseia-se na expectativa de um maior consumo de aço na construção civil, nas obras de infraestrutura, e uma maior participação da indústria nacional no setor de óleo e gás e energia renovável.

Distribuição

O setor de distribuição de aços planos espera crescimento de 8% a 10% nas vendas no próximo ano, impulsionado nos primeiros meses do ano por um ainda lento processo de recuperação de estoques, segundo dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), divulgados hoje (15).

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, as vendas do setor responsável por cerca de um terço do consumo de aço nacional mostram alta de 6% ante mesmo período de 2019, para 3,33 milhões de toneladas.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM