Cidade tem 365 mortos pela COVID-19; Natal Iluminado 2020 é suspenso.
Quatro mulheres, com idades entre 50 e 79 anos, duas delas com comorbidades, perderam a vida para a COVID-19, em Governador Valadares (MG). Segundo balanço desta sexta-feira (04), divulgado pela prefeitura, a cidade chegou aos 365 mortos pela doença. O número de casos confirmados é de 10.693, sendo que 9988 pessoas estão curadas. O total de pacientes internados é de 92, sendo que 41 estão na UTI. A taxa de ocupação UTI SUS está em 84,5%, e nos hospitais particulares é de 100%. Os casos suspeitos em investigação somam 338, incluindo 35 mortos e 32 internados.
Natal Iluminado é suspenso
Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Prefeitura de Valadares anunciou a suspensão do Natal Iluminado, que além de enfeitar as ruas da cidade com a decoração natalina, promove ações de fortalecimento da economia local. Segundo o município, o motivo da suspensão é a necessidade do enfrentamento à pandemia do Coronavírus.
Valadares e macrorregião Leste na Onda Vermelha
A macrorregião Leste, que inclui Governador Valadares (MG) e outras 50 cidades da região, continua na Onda Vermelha do Minas Consciente. Nesta onda, somente os serviços essenciais podem funcionar.
Valadares pode registrar falta de leitos para o tratamento da COVID-19
Em reunião remota, realizada nessa quinta-feira, com o secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral, o prefeito André Merlo voltou a cobrar ações resolutivas do estado, para evitar que haja uma falta de leitos para o tratamento da COVID-19 na cidade, caso a contaminação por Coronavírus continue a crescer. Segundo a Prefeitura de Valadares, o prefeito sugeriu o envio de profissionais da capital para auxiliar no enfrentamento à pandemia na cidade. O município sugeriu ainda o uso de ambulâncias do Samu para o transporte de pacientes até cidades onde existam leitos de internação disponíveis para o tratamento da doença. Ainda segundo a prefeitura, durante a reunião, o superintendente regional de saúde, Rômulo Gusmão, disse que os esforços estaduais estão sendo feitos, e anunciou que há a previsão de abertura de mais seis novos leitos de UTI COVID na cidade de Peçanha (MG), que deverão atender a região.
Fonte: Sávio Sacarabelli/Rádio Mundo Melhor