Que Fase! Cruzeiro e Atlético têm baixas probabilidades em busca de seus objetivos, segundo cálculos da UFMG.
A probabilidade de acesso do Cruzeiro à Série A é maior do que a chance do Atlético de ser campeão brasileiro, segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG.
O Cruzeiro tem 8,2% de chances de voltar à Primeira Divisão do futebol nacional em 2021. O time celeste está na 10ª posição da Série B, com 39 pontos. O Juventude abre o G-4, com 46.
A UFMG calcula que um clube com 63 pontos tem mais de 99% de probabilidade de conseguir o acesso. Para chegar a esta pontuação, o time celeste precisa de 24 pontos em 9 jogos – 8 vitórias até o fim da competição.
A UFMG diz que o Galo tem 7,7% de chances de título. O time mineiro tem 46 pontos, sete a menos que o líder São Paulo, com 53.
Segundo cálculos da universidade, um time com 75 pontos tem 99% de probabilidade de conseguir o título. Para chegar a esta pontuação, o Atlético precisa de 29 pontos em 12 jogos – 9 vitórias e 2 empates.
O São Paulo é o time com mais chances de ser campeão. O Tricolor tem 65,5% de probabilidade de levantar a taça do Campeonato Brasileiro. Em segundo nesse quesito está o Flamengo, com 16.3%.
Cálculos da UFMG
Cruzeiro na Série B
- Probabilidade de título – 0,003%
- Probabilidade de acesso – 8,2%
- Risco de queda – 0,25%
Atlético na Série A
- Probabilidade de título – 7,7%
- Probabilidade de Libertadores – 91.2%
- Risco de queda – 0%
Fonte: Super Esportes