José Brasil de Andrade, começou o que viria a ser uma das maiores redes de supermercados “made in Vale do Aço” em sua terra natal, Dores de Guanhães, onde
permaneceu por 20 anos. Aos 21 anos de idade, registrava sua empresa no município, ingressando-se de vez na vida comercial e permanecendo por 20 anos naquela localidade.
Em 1979, chegou ao Vale do Aço e três anos depois inaugurava a MERCEARIA BRASIL, embrião do que viria ser a rede supermercadista sediada no Bairro Timirim. Quatro anos depois, com a ampliação da loja, começou a expansão do Brasil Supermercados. A primeira filial veio em 2003, no Bromélias, em Timóteo. Seis anos depois a terceira loja, agora no bairro Limoeiro.
O ano de 2015 foi a entrada em Ipatinga, quando abriu a loja localizada na divisa dos bairros Vila Formosa e Cidade Nobre. Agora em 2020 foi a vez de aportar no Jardim Panorama (no local onde já foi a sede da finada rede Odelot), além de Coronel Fabriciano, com a unidade do distrito de Melo Viana.
Para Flávia Brasil, Diretora de TI da rede e neta do fundador, o crescimento da rede se deve união de forças. “A família se envolveu desde o início ajudando meu avô. Hoje, em cada loja vimos a marca desse esforço coletivo”, justifica a executiva.
Hoje, a família totalmente envolvida no negócio tem os filhos Rubens e Cléber, as noras Andrea e Sônia e a terceira geração com os netos Gustavo, Flávia, Dênis, Pierre e Alex. Todos eles se revezam no dia a dia das operações em cada uma das lojas. Aí fica a pergunta: como não acreditar em um brasileiro com o nome de Brasil?