O trabalhador que precisar do auxílio-doença do INSS terá que agendar e aguardar uma perícia médica. A antecipação de mil e 45 reais para quem precisa do benefício acabou no último dia 30.
A medida foi criada para ajudar quem estava na fila do auxílio-doença durante a pandemia e não necessitava de perícia. O INSS manteve as agências fechadas por um bom tempo e retomou o atendimento parcial dos postos espalhados pelo país.
Quem se acidentar ou tiver alguma doença que afaste do trabalho por mais de 15 dias deve entrar com o pedido do auxílio. O agendamento de uma perícia deve ser feito pelo aplicativo de celular meu INSS ou pelo telefone 135.
A previdência anunciou que neste mês de dezembro haverá o retorno de 500 médicos peritos que estavam trabalhando em casa. Quem já pediu a antecipação do auxílio-doença e continua precisando do benefício terá que realizar uma nova solicitação, agora com perícia.
O fim do adiantamento de benefícios vai afetar também idosos e deficientes que estavam na fila do benefício de prestação continuada. O pessoal do BPC podia pedir 600 reais adiantados enquanto o benefício não era concedido. Agora, este público também terá que passar por perícia presencial.