HOME HEADER USIMINAS
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Pesquisas apontam cenário de indefinição em Paraíso

Mais do que uma disputa, a corrida eleitoral pela cadeira de chefe do executivo em Santana do Paraíso promete muitas emoções na última semana do teatro de operações da guerra que uma campanha eleitoral representa. Neste sábado, 7, duas pesquisas eleitorais, devidamente registradas e publicadas pela imprensa, apontam um cenário de uma disputa  em aberto. Tomando por exemplo a Fórmula-1, três dos cinco carros estão juntos e quem fizer o melhor tempo na volta derradeira – que seria esta última semana de campanha – pode levar o precioso troféu da vitória – um mandato de quatro anos, entre 2021 e 2024.

Em levantamento feito pelo Instituto Data, publicado pelo Diário do Aço, o delegado da Polícia Civil Bruno Morato aparece em primeiro, com 31% na pesquisa estimulada e 28,3% na espontânea. Em segundo surge a vereadora Cláudia Lage, com 21,3% e 17,5% e em terceiro a atual prefeita, candidata à reeleição, Luzia de Melo, aparece com 19,2% e 19,3%. A diferença entre Cláudia e Luzia é considerada empate técnico, ainda mais se levarmos em conta a margem de erro, que é de cinco pontos para mais ou para menos. Já o percentual de eleitores que ainda não decidiram em quem votar ou não responderam são de 19% na estimulada e 34% na espontânea. Esta pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 5 de novembro, e ouviu 400 pessoas, por amostragem. O número de registro no TRE é 07526-2020.

Outra pesquisa, feita pela empresa Voga Comunicação, divulgada no site Portal Minas, mostra um cenário um pouco diferente. De acordo com os dados da estimulada, quando os nomes dos candidatos são citados (mostrados ao eleitor em um disco), Luzia de Melo, que aparece em terceiro no levantamento do Instituto Data, é a primeira colocada, com 27%. Já Bruno Morato vem em segundo, com com 23% e Cláudia Lage com 22%. Cerca de 25% declararam que não sabem ou não opinaram em quem vai votar, ou seja, estão indecisos. Considerando a margem de erro, esta pesquisa mostra os três principais postulantes tecnicamente empatados.

O resultado da Voga, que não trouxe o levantamento da pesquisa espontânea tem, segundo a empresa, uma margem de 95% e um plano amostral de quotas que levam em conta critérios como área geográfica, sexo e faixa etária, além de questões como escolaridade e renda familiar. A pesquisa foi registrada com o número MG-07813/2020, cujo registro pode ser consultado no site do TSE em: http://inter01.tse.jus.br/pesqele-publico/app/pesquisa/listar.xhtml.

E como hoje é Dia do Radialista, nada melhor do que lembrar a frase do célebre locutor esportivo Fiori Gigliotti, falecido em 2006, que na abertura de uma transmissão dizia: “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2