BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Anac autoriza volta do 737-8 Max

Depois de 19 meses, o Boeing 737- Max poderá retomar suas operações no espaço aéreo brasileiro. A autorização foi concedida nesta quarta-feira, 25, pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que concluiu um longo de validação das modificações do projeto feita pela ANAC após a aprovação da autoridade certificadora, a norte-americana FAA (Federal Aviation Administration). Atualmente, somente a Gol possui o modelo na frota brasileira.

Entre as medidas, a Anac retirou a Diretriz de Aeronavegabilidade que restringia a operação do MAX no Brasil, após concordar com a avaliação da FAA de que todos os elementos técnicos e regulatórios necessários para endereçar as questões de segurança foram realizados. A aprovação do novo projeto do Boeing 737-8 Max reuniu apenas as quatro autoridades de aviação que compõe o fórum Certification Management Team (CMT): a autoridade da União Europeia European Union Aviation Safety Agency (EASA), a canadense Transport Canada Civil Aviation (TCCA) e Anac, que discutiram em conjunto com a FAA quais seriam as exigências para o retorno do modelo de aeronave às operações.

Dentre as exigências de projeto está a determinação para a reconfiguração do sistema de controle de voo desse modelo de aeronave, a correção do roteamento do conjunto de cabos, revisões de procedimentos incorporados ao manual de voo e testes de recalibração dos sensores. Adicionalmente, também houve a revisão do programa de treinamento dos pilotos.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM