A Azul, em parceria com a BH Airport, apresentou na manhã desta terça-feira, 20, no Aeroporto Internacional de Confins, o Tapete Azul, uma tecnologia, considerada pioneira no Brasil para organizar e agilizar o embarque de passageiros. Representando o Portal N, o jornalista Marcelo Luciano viajou para Confins e Viracopos (Campinas) à convite da cia aérea fundada em 2008 por David Neeleman
A tecnologia de realidade aumentada garante, além do distanciamento social entre os clientes, mais comodidade, agilidade e conforto, tornando o processo de entrar na aeronave, acomodar a bagagem e sentar no lugar indicado mais rápido e organizado. O Tapete Azul, que além de Confins e Viracopos, já está em operação em outros 21 aeroportos em todo o país, é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao cliente o momento certo de embarcar.
Segundo o gerente de projetos especiais, Giuliano Podalka, que foi o responsável direto pelo desenvolvimento do sistema – inaugurado em novembro do ano passado no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba -, graças ao sistema de projeção fixado no teto, é formado um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação, segundo Giuliano, já teria provocado uma queda de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro da aeronave. Essa redução, segundo ele, deverá ser ampliada ao longo do desenvolvimento do produto e também após a assimilação do processo pelos passageiros.
Além de inaugurar oficialmente o Tapete Azul em Confins, o segundo principal hub da Azul, a companhia levou os jornalistas convidados a um bate-volta em Campinas/Viracopos, onde mostrou os novos protocolos de higiene que estão sendo adotados em voo, como a sistemática do serviço de bordo e o sistema de desembarque.