Campo Grande, Mato Grosso do Sul 6/10/2020 – O uso de assistentes virtuais e bots ajuda na triagem de clientes para as equipes de venda e ainda se transforma em um verdadeiro survey
Nos últimos anos, a tendência da transformação digital tomou conta do mundo corporativo, integrando tecnologias emergentes com novas formas de trabalho. Como as plataformas digitais participam desse processo?
Quando a pandemia de coronavírus chegou, até mesmo grandes empresas foram divididas em dois grupos: as que já estavam preparando-se para a digitalização de seus processos e as que ainda engatinhavam rumo a essa tendência.
O uso de plataformas eletrônicas para gestão de trabalho e relacionamento com o cliente não é um evento recente. Grandes empresas utilizam mecanismos gerenciais desde que a informática começou a incluir um computador em cada caixa de supermercado.
No entanto, o salto promovido pela chamada Transformação Digital apresenta desafios mesmo quando salientada a adaptação das empresas na migração do analógico ao digital.
Algumas tecnologias prometem um futuro mais dinâmico e agilizado para empresas de todos os portes e tamanhos, como os exemplificados a seguir:
Cloud Computing em plataformas de gestão empresarial
As tecnologias de armazenamento na nuvem são essenciais para a dinâmica do trabalho contemporâneo. Trata-se da tendência de incluir cada vez mais conteúdo em plataformas online, ao invés de privilegiar data centers localizados na empresa ou até mesmo de manter arquivos físicos, com documentos impressos.
Uma das principais vantagens de plataformas de gestão na nuvem é a mobilidade. Quando um executivo, gestor ou funcionário é capaz de acessar dados e ferramentas da empresa em qualquer lugar, com segurança, a empresa passa assumir um dinamismo impossível na experiência localizada.
Em um mundo em que a palavra home office virou trend de um dia para o outro, não é preciso salientar a importância desse processo.
Outro benefício essencial das plataformas na nuvem é a capacidade de gerir uma quantidade enorme de dados em um mesmo local. Trata-se da integração empresarial, um dos pilares da transformação digital. Que pode ser observada com cuidado no próximo tópico.
Integrando setores: inteligência empresarial
Quando toda a base de dados da empresa está localizada em uma mesma base digital, setores diversos como vendas, atendimento e gestão de fornecedores podem ser analisados em um todo. Essa visão em 360º do ambiente empresarial é ideal para que a tomada de ações seja feita de forma consciente e bem direcionada.
A integração também pode ser vista em novas formas de organização do trabalho. A metodologia ágil, por exemplo, anda de mãos dadas com a transformação digital, ampliando o escopo de ação de funcionários e gerando um ambiente mais horizontal de trabalho.
Quando os setores estão integrados em uma mesma visualização, é possível entender que a presença da marca depende da gestão adequada de todas as suas partes em uma coesão. Trata-se da presença que é reconhecida por clientes desde a comunicação até a qualidade do produto. O mesmo processo ajuda a definir um clima comum entre funcionários, que sentem-se mais inspirados para agirem como embaixadores da empresa em que trabalham.
Inteligência artificial e automação
A aplicação de inteligência artificial em processos automatizados e análises de dados é um dos diferenciais capazes de separar as empresas preparadas das despreparadas para um futuro digital.
Uma plataforma combinada com Inteligência Artificial pode oferecer atendimento personalizado para clientes com muito mais facilidade. O uso de assistentes virtuais e bots, por exemplo, ajuda muito na triagem de clientes para as equipes de venda e ainda transforma-se em um verdadeiro survey de clientes, permitindo que listas segmentadas sejam construídas com mais facilidade.
Como exposto no próximo tópico, a IA também pode ser uma maneira eficiente de evitar o uso excessivo de trabalho humano e fundamentar ações estratégicas em momentos de crise, como na hora de escolher quais fornecedores contratar repentinamente.
Além disso, a Inteligência Artificial é a tecnologia responsável pela integração inteligente de dados que foi tratado anteriormente. Plataformas robustas de gestão são capazes de trazer relatórios compilados com gráficos e até mesmo prever o comportamento dos clientes, ajudando o relacionamento interno e externo da empresa.
Agilidade operacional e relacionamento entre empresas
Enquanto as plataformas focadas em relacionamento com os clientes são o foco de muitas empresas, estações virtuais dedicadas e personalizadas podem fazer uma diferença grande em negócios que exigem controle de estoque, gerenciar redes de fornecedores e até controlar o descarte de objetos perigosos, como é o caso de clínicas e empresas químicas.
Um destaque nesse universo é a plataforma de gestão de fornecedores SRM da EFCAZ. A solução da empresa é capaz de automatizar a atualização de documentos, provendo uma base sólida de fornecedores previamente homologados e certificados em órgãos governamentais. As documentações são organizadas de forma acessível e ainda é possível utilizar ferramentas dedicadas para gestão de contratos e assinatura eletrônica.
Essa ferramenta beneficia no processo de decisão acertado, oferecendo opções confiáveis de diferentes fornecedores, alinhados com as demandas e com a cultura de colaboração com empresas.
Adaptação é uma palavra-chave e um grande desafio para empresas que buscam sobreviver no futuro e para isso é necessário unir tecnologia e estratégia em uma gestão empresarial moderna e alinhada aos padrões contemporâneos.
E agora, qual a plataforma será a melhor opção?
Website: https://www.efcaz.com.br/