Um encontro formal na última sexta-feira, 25, marcou o primeiro contato entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores e Conselho de Saúde de Timóteo e a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), nova administradora do Hospital Vital Brazil (HMVB). A médica Alessandra de Sousa Andrade se apresentou como a nova gestora do Hospital Vital Brazil. Ela tem 16 anos de serviços prestados à FSFX.
“Os primeiros quinze dias aqui em Timóteo nos surpreenderam com 360 atendimentos no Pronto Socorro, 89 no Centro Obstétrico sendo quatro partos e 10 cirurgias ortopédicas, entre estas uma cirurgia vascular considerada um dos gargalos da Saúde. Queremos ofertar o melhor serviço possível para o usuário de Timóteo e mudar a visão da Saúde no município”, afirmou. Ela lembrou que o Vital Brazil é o quinto hospital administrado pela FSFX.
Outro membro da equipe, o médico Mauro Oscar de Souza, diretor de Hospitais, falou sobre o desafio de assumir o Hospital Vital Brazil. “Na primeira semana, a nossa missão foi assegurar a continuidade da assistência médica. Os novos gestores disseram ainda que os próximos passos serão a instalação de uma UTI Neo Natal Pediátrica e de um centro de hemodiálise. Outra medida será a migração dos planos de saúde antes atendidos pelo HMVB para o Usisaúde, nas mesmas condições e sem carência, além da garantia do atendimento pelo SUS.
Para Maria Petronilha, atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, lembrou houve um momento de falta de clareza e insegurança com relação à transição do mantenedor do HMVB. “Mas quando soubemos da possibilidade da FSFX vir a assumir a gestão do HMVB, a insegurança logo se transformou em torcida”, contou.