Após dois anos, o presidente da Usiminas, Sérgio Leite de Andrade, “passa o bastão” para Marcos Eduardo Faraco, vice-presidente da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai, que assume, hoje (22), a posição de presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, em cerimônia de posse ocorrida na sede do Aço Brasil, no Rio de Janeiro. Conforme prevê o estatuto da entidade, Faraco permanece no posto pelos próximos dois anos.
Seguindo também as normas de governança do Aço Brasil, foi eleito o vice-presidente do Conselho Diretor. Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil, ocupa a posição nos próximos dois anos. Faraco e De Paula são conselheiros do Instituto. Marco Polo de Mello Lopes continua na liderança executiva da entidade, como presidente executivo do Instituto Aço Brasil.
Desafios enfrentados
Sérgio Leite foi empossado em 20 de agosto de 2018 durante o Congresso Aço Brasil, em São Paulo. Na oportunidade, o presidente da república Michel Temer esteve presente e um desafio ali estava posto era a defesa da indústria nacional em função das medidas protecionistas do presidente dos EUA, Donald Trump, que taxava o aço brasileiro em 25% e estabelecia cotas de fornecimento.
A principal bandeira de Leite era (e ainda é) a busca por equidade na competitividade com o aço chinês. Essa desigualdade já atravessa três governos e ficará por conta de Faraco o “front” que, agora, ele passará a ajudar nos bastidores.