O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira, 25, da inauguração da usina solar fotovoltaica Granja Marileusa I, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Construída pela Alsol Energias Renováveis, empresa do Grupo Energisa, a usina, com 5,9 MWp de capacidade de geração, é a quarta fazenda solar inaugurada pela empresa em Minas Gerais. Durante a solenidade de inauguração o governador ressaltou a importância da produção de energia elétrica sustentável para atração de investimentos no estado. O presidente da Energisa, Ricardo Perez Botelho, afirmou que a meta dos investimentos em Minas Gerais é consolidar no Brasil o consumo e a produção de energia renovável. “Nosso objetivo é que essa energia seja cada vez mais acessível para todos”, afirmou.
Mais duas estruturas da Alsol estão sendo construídas no estado, totalizando investimento de quase R$ 100 milhões até o fim do ano. A energia gerada por essas fazendas solares é consumida, majoritariamente, por micro, pequenas e médias empresas de segmentos como comércio e serviços.
Desburocratização
O governador também reforçou o compromisso da sua gestão para desburocratizar e facilitar a vida do empreendedor em Minas Gerais. “Temos trabalhado incansavelmente no sentido de reduzir obstáculos para quem investe, gera empregos e paga impostos. Minas se transformou, nos últimos anos, em um Estado hostil a novos empreendimentos. Por isso, temos desburocratizado e simplificado tudo. Queremos nos transformar em um Estado que confia no cidadão, confia no empreendedor. Tenho certeza que, a médio e longo prazo, isso vai fazer uma diferença gigantesca”, disse.