BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Timóteo entra para o Samu regional

A Câmara de Vereadores de Timóteo aprovou na última semana a lei que autoriza o município a aderir ao Consurge (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas) e, consequentemente, ao Samu Regional.  A partir de agora, a cidade fica autorizada a aderir e ratificar o Protocolo de Intenções do Consurge, assim como a celebrar o contrato de rateio com o consórcio.

O Samu da Região Leste/Vale do Aço possui uma estrutura composta pela Central Operativa que está instalada em Governador Valadares e possui 23 bases descentralizadas, com 26 ambulâncias do tipo: USB (Unidade de Suporte Básico) e oito do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis).

A implantação do Samu regional está condicionado à habilitação junto ao Ministério da Saúde. Para que a macrorregião do Vale do Aço tenha 100% de cobertura do seu território é preciso que todos municípios façam adesão ao consórcio.  Atualmente, os serviços de transporte de atendimento de urgência são realizados em alguns casos pelo Corpo de Bombeiros Militar, mas que não atende todas as necessidades de atendimento e transferência de pacientes em situação de urgência, além de não possuir veículos suficientes.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM