Ação do Sebrae Minas é voltada para auxiliar professores da rede pública na prática pedagógica durante a pandemia
Termina nessa sexta-feira (21) o prazo para os educadores se inscreverem na primeira fase do programa Olimpíada Empreendedora do Sebrae Minas. A atividade é voltada para professores que reconhecem a necessidade de conectar as práticas educativas às mudanças ocasionada pela pandemia.
O objetivo é criar uma comunidade de aprendizagem entre os docentes da rede pública dos ensinos fundamental e médio, das regiões do Triângulo Mineiro, Centro, Noroeste, Alto Paranaíba e no Rio Doce e Vale do Aço, onde serão disponibilizadas 400 vagas, que serão distribuídas entre as sete microrregiões: Aimorés, Caratinga, Ipatinga, Itabira, João Monlevade, Governador Valadares e Guanhães. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER).
A jornada é orientada para o desenvolvimento de competências e habilidades no campo da cultura digital, previstas na Base Nacional Comum Curricular e da cultura empreendedora estabelecida no Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae.
A Olimpíada será dividida em módulos:
– Módulo I: Novos Saberes (Educadores)
O módulo terá uma carga horária de 30 horas e o objetivo será conectar os educadores aos novos cenários de aprendizagem, dentro do cenário das tecnologias digitais com foco na intencionalidade pedagógica.
– Módulo II: Futuros Desejáveis (Educadores)
A etapa “Futuros Desejáveis” com 10 horas de capacitação, pretende provocar os educadores para a construção de uma formação crítica, disseminar e ainda aplicar as tecnologias digitais, sociais e humanas nos projetos de educação empreendedora, junto aos estudantes da comunidade escolar.
– Módulo III: “O Desafio” (Educadores e Estudantes)
Em 12 horas de capacitação, educadores e estudantes irão compartilhar
conteúdos de expertise do SEBRAE que contribuem para a consolidação da cultura empreendedora na educação, estimulando o desenvolvimento de projetos integrados aos objetivos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).
CER
O Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER) foi criado em 2017, com o propósito de ser um promotor e difusor do conhecimento sobre Educação Empreendedora, incentivando e fomentando estudos e pesquisas posicionando-se como um importante ponto de contato entre a academia e todos os envolvidos e interessados no tema.
Na plataforma são disponibilizados estudos, pesquisas, ferramentas e materiais que apoiam o desenvolvimento e viabilizam a prática da Educação Empreendedora, levando conteúdo a estudantes e educadores de todo o país.