Secult lança editais para distribuição de R$ 13,5 milhões

Uma quantia de R$ 13,5 milhões será distribuída pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo) para o fomento e incentivo de projetos de áreas como culturas populares, artes cênicas, audiovisual, música, literatura, memória, artes visuais, pontos de cultura, entre outras. O objetivo dessa política setorial é garantir que as especificidades próprias de cada segmento sejam analisadas e atendidas pelas políticas públicas. As inscrições vão até 20 de setembro para o Edital #ARteSalva Exibe Minas, dedicado ao fomento de mostras de cinema, festivais, cineclubes, eventos de formação e capacitação na área.

O edital foi aperfeiçoado após consulta pública e vai destinar R$ 1,5 milhão para projetos do setor audiovisual, por meio de premiação Pessoa Física. Os documentos relativos ao Edital estão disponíveis no site da Secult e podem ser acessados AQUI. Já as inscrições devem ser feitas na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura. “Além de editais de fomento como o #ARtesalva Exibe Minas, apresentamos um programa de ações práticas para a criação de novas oportunidades, de fortalecimento e retomada de trabalho e renda, a partir da ativação da economia criativa e do soft power de Minas Gerais”, destacou o secretário Leônidas Oliveira.

A proposta desse amplo programa para o desenvolvimento do audiovisual mineiro abrange desde políticas de fomento e mecanismos de incentivo a alterações de marcos regulatórios, estímulo a coproduções e políticas de coinvestimentos regionais, ações de capacitação, formação e qualificação profissional, difusão e formação de público, além de um intenso diálogo e parcerias com o mercado, a indústria audiovisual e governo federal para liberação e ampliação dos recursos.

O valor do Edital #ARteSalva – Exibe Minas está dividido em três categorias:

Categoria 1: R$ 1 milhão – serão distribuídos 20 prêmios no valor de R$ 50 mil para projetos de Mostras ou Festivais (inéditos ou em continuidade)

Categoria 2: R$ 200 mil – serão distribuídos dez prêmios no valor de R$ 20 mil para projetos de Cineclube.

Categoria 3: R$ 300 mil – serão distribuídos seis prêmios no valor de R$ 50 mil para projetos de atividades de formação, qualificação e capacitação no setor audiovisual.

Na Categoria 1, com R$ 1 milhão dividido em 20 prêmios, serão contemplados projetos destinados à realização de Mostras ou Festivais, inéditos ou em continuidade, que possuam, entre outros critérios dispostos no Edital, linha curatorial a ser seguida, local de realização do Festival ou Mostra, definição de perfil e público-alvo e período de exibição.

A Categoria 2, que vai destinar R$ 200 mil em dez prêmios, é destinada a projetos de realização ou manutenção de Cineclubes. Serão contempladas propostas que visem à exibição não comercial de obras audiovisuais e o estímulo à fruição artística e à formação dos diversos tipos de público. Nesse eixo, os projetos devem apresentar, entre outros critérios, estratégias para garantia de democratização do acesso, comprovação de atividades anteriores do Cineclube e definição de perfil e público.

Já a Categoria 3 soma R$ 300 mil reais, em seis prêmios, voltados às atividades de formação, qualificação ou capacitação no segmento audiovisual. Nesse eixo, os proponentes devem apresentar projetos que estimulem a formação e a capacitação do setor, como oficinas, cursos, palestras, seminários e residências artísticas. Os critérios que serão observados na Categoria 3 são: objetivo e ementa da proposta, carga horária, perfil e número de alunos, recursos didáticos, entre outros itens dispostos no Edital.

Como participar do Exibe Minas

Os interessados em inscrever projetos em uma das três categorias do Edital #ARteSalva – Exibe Minas devem se cadastrar na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Após essa primeira etapa, os proponentes devem cumprir os processos específicos de cadastramento, envio de documentos e inscrição do projeto. O prazo para inscrições se encerra às 23h59 do dia 20 de setembro de 2020, por isso a Secult recomenda aos proponentes que se antecipem nas etapas de cadastro e inscrição de projetos.

Edital #ARteSalva – Exibe Minas tem vigência de dois anos a partir da data de publicação. O prazo para a conclusão do projeto ou atividade cultural será de 12 meses, contados a partir da data de recebimento da primeira ou única parcela do recurso aprovado. Este edital compõe o conjunto a ser lançado em conformidade com a Lei Estadual nº 22.944/2018, que institui o Sistema Estadual de Cultura, o Sistema de Financiamento à Cultura e a Política Estadual de Cultura Viva e com o Decreto Estadual nº 47.427/2018 que a regulamenta.

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Neste domingo, 11 de maio, a rede de Supermercado Bretas, outrora dominante na região, encerrou oficialmente suas operações no Vale do Aço. As unidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo serão assumidas pela rede de Supermercados BH, que inicia a administração já nesta segunda-feira, dia 12. A previsão é que as lojas reabram ao público na próxima quinta-feira, dia 15, já com nova identidade visual e mudanças operacionais que vêm sendo aguardadas com expectativa. No sábado, véspera do fechamento, a reportagem do Conex10 visitou duas das unidades da rede (Centro de Ipatinga e Caravelas) e o cenário era de tranquilidade, mas de clima total de fim de ciclo. Corredores quase vazios, poucos carrinhos sendo empurrados e um silêncio que contrastava com a movimentação típica de um final de semana. As prateleiras estavam abastecidas, mas clientes e funcionários em ritmo de despedida indicavam a conclusão de uma trajetória que marcou a história do comércio varejista da região por mais de três décadas. Funcionários ouvidos pela reportagem, que preferiram não se identificar, disseram que a maioria continuará empregada, agora sob a bandeira do BH. “A expectativa é boa. Sabemos que o BH está em expansão, e esperamos que venham novos tempos, com melhorias e mais estrutura”, disse um funcionário com anos de casa e que confirmou sua permanência neste primeiro momento. Outro acrescentou: “A gente sente um misto de tristeza mas de esperança. O Bretas foi importante, mas chegou a hora da virada.” Entre os clientes, muitos expressaram sentimentos nostálgicos. A dona de casa Maria Aparecida Nogueira, cliente fiel há mais de 20 anos, lamentou o fim. “Fiz minhas compras aqui por anos e anos. É triste ver tudo acabar assim.” Já o economista aposentado João Batista Oliveira lembrou que o setor supermercadista mudou muito nos últimos 15 anos. “Depois que deixou de ser dos donos, o serviço piorou, os preços subiram, e os concorrentes, alguns até menores e outros gigantes do setor, tomaram conta.” A estudante Larissa Abelardo comentou que, mesmo sentindo saudades, está curiosa para ver o que a nova rede trará. História de sucesso e ocaso comercial  Fundado no final dos anos 40 em Santa Maria do Itabira, o Bretas chegou ao Vale do Aço com sua primeira loja em Timóteo, em 1988, no bairro Centro-Norte (Acesita). Posteriormente, a empresa trouxe sua sede administrativa para a região, expandindo sua presença para até dez lojas nas três principais cidades. No entanto, com a chegada de novos concorrentes e mudanças na gestão, após a venda para o grupo chileno Cencosud, em 2010, o Bretas foi perdendo espaço e força e, pior que isso, não esboçou nenhuma reação no sentido de recuperar este lugar. O encerramento de suas atividades neste domingo sela a conclusão de uma trajetória, mas também marca o início de uma nova fase no varejo regional. O Bretas teve sua venda ao BH anunciada em 7 de fevereiro. No Vale do Aço, a noticia foi dada em primeira mão pela Rádio Jovem Pan. O acordo girou em torno de R$ 716 milhões, envolvendo as lojas localizadas em Minas. Apesar do valor expressivo, ele é 47% menor em relação ao que o Cencosud pagou em 2010, quando comprou o Bretas por R$ 1,35 bilhão. Apesar do valor menor, o novo controlador leva uma operação ligeiramente maior. Há 15 anos, eram 45 unidades em Minas Gerais, além de oito postos de combustíveis e um centro de distribuição, localizado em Contagem. Atualmente, integram a negociação 62 lojas em território mineiro, além dos mesmos oito postos e o centro de distribuição. O Cencosud seguirá operando o Bretas em Goiás, onde mantém 26 unidades. Quando foi vendido ao Cencosud, o Bretas era líder isolado em Minas Gerais no setor supermercadista e ocupava o 7º lugar no ranking da Abras. Nas mãos do gruo chileno,  além de crescer muito pouco organicamente, os chilenos viram os concorrentes ganharem terreno. Hoje, o BH tomou essa liderança, com grande folga, além de ocupar o 4º lugar nacionalmente. O Cencosud vem caindo no ranking ao longo dos últimos anos e, com esta venda, pode perder mais uma posição para outro mineiro: o Mart Minas.

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