Depois de começar em Timóteo e passar por Fabriciano, agora é a vez de Ipatinga ser beneficiada pelo projeto de recuperação de respiradores patrocinado pela siderúrgica Aperam (antiga Cia. Acesita), de Timóteo). Até o momento, já foram mais de 20 aparelhos que estavam obsoletos no Hospital e Maternidade Vital Brazil, Dr. José Maria Morais e Municipal Eliane Martins.
“Com o projeto, conseguimos deixar os equipamentos mais modernos livres para aproveitamento nos novos leitos de covid-19, que em breve serão viabilizados pela própria Aperam e o poder público”, explicou o médico Rogério Silveira Machado, coordenador técnico de UTI do Vital Brazil. Para ele, o projeto já trouxe um impacto positivo muito grande e essa ampliação para outras instituições é importante para toda a população do Vale do Aço. “O respirador tem papel central no suporte respiratório aos pacientes e para que mais pessoas vençam esse vírus”, ressaltou.
Criado pela Fundação Aperam Acesita, o projeto atua em frentes distintas, contribuindo com a arrecadação de recursos para ajudar no atendimento das necessidades emergenciais da comunidade, ações voluntárias, geração e disponibilização de conteúdo cultural para o público e outras ações internas que motivem a solidariedade. Os esforços serão direcionados ao atendimento de instituições de saúde, sociais, e até mesmo de empregados da empresa e seus familiares. O objetivo é criar regionalmente uma corrente do bem, buscando formas para amenizar as dificuldades causadas pelo coronavírus, estimulando internamente os empregados, assim como outros membros da comunidade, a contribuírem com aquilo que estiver ao alcance.