A Prefeitura de Ipatinga segue reforçando protocolos e também a infraestrutura de prevenção ao coronavírus, objetivando qualificar cada vez mais a rede de atendimento para dar resposta rápida e eficiente às demandas relacionadas à doença. Nesta quarta-feira (1), começaram a ser desenvolvidas obras de revitalização, acompanhadas da reorganização de toda a estrutura do Hospital Municipal para ampliação de dez leitos de UTI e 20 de Enfermaria destinados a tratamentos de pacientes com Covid-19.
Com a chegada dos respiradores de alta performance adquiridos pelo município no fim da tarde dessa terça-feira (30), a Prefeitura precisou organizar um espaço dentro do Hospital Municipal destinado à criação de leitos específicos de Covid-19, uma vez que os equipamentos passarão a fazer parte da rede de tratamento contra o coronavírus.
Os novos equipamentos serão utilizados na assistência a pacientes graves com evolução para insuficiência respiratória, que necessitam ser intubados para receber a ventilação mecânica.
“Após a chegada dos respiradores de alta performance, o próximo passo é aguardar a vinda da equipe técnica da empresa que vendeu os aparelhos ao município para realizar a testagem dos aparelhos. Esse procedimento se faz necessário para não haver a perda da garantia. Outro quesito que estava previsto no edital é que a empresa vencedora da licitação teria que realizar um treinamento dos nossos profissionais para utilização correta dos aparelhos. Após cumprimento de todos esses procedimentos, os respiradores estarão à disposição para uso”, explicou o prefeito de Ipatinga.
O município ainda aguarda o envio à cidade de respiradores prometidos pelo governo do Estado. Os equipamentos também serão importantes para reforçar o sistema de saúde municipal, que atualmente opera no limite em relação à ocupação dos leitos de UTI Covid-19/SUS.
Revitalização
Dentro de poucos dias, locais que estavam sendo utilizados para outros fins dentro do Hospital Municipal darão espaço a uma ala exclusiva reservada para tratamento de pacientes de coronavírus. Atualmente, a unidade já abriga dez leitos de UTI Covid-19 e 40 de Enfermaria.
Nova pintura, distribuição de macas, aparelhagem específica, além de pequenos reparos estão sendo feitos no local para trazer mais segurança e conforto para os pacientes.
FONTE: PMI