A crise do coronavírus, que vem se agravando nos últimos dias, com o registro oficial da primeira morte e o risco da instauração do lockdown nas próximas semanas levou a Fundação São Francisco Xavier a suspender, a partir desta quinta-feira, 28, todas as suas atividades eletivas. Com isso, ficam suspensas todas as cirurgias eletivas agendadas nas unidades I e II do Hospital Márcio Cunha (HMC), sendo mantidas apenas as cirurgias oncológicas e os procedimentos de urgência e emergência. A FSFX manterá, também suspensa, por tempo indeterminado, a presença de acompanhantes em todas as unidades da FSFX. A restrição não se aplica aos casos previstos em lei.
Já as consultas e exames ambulatoriais serão paralisados a partir da próxima segunda-feira, 1 de junho no hospital. As medidas valem por tempo indeterminado. Serão mantidas apenas consultas de pré-natal. Ortopédicas e oncológicas. A unidade de Oncologia do HMC mantém os serviços de quimioterapia e radioterapia. O Centro de Odontologia Integrada (COI) mantém atendimentos das urgências e os atendimentos ambulatoriais estão reduzidos.
Paralelamente a tudo isso, será ampliada a oferta de coleta domiciliar e a central de entrega de resultados, localizada no Bom Retiro, terá horário de funcionamento diferenciado, das 7h às 13h de segunda a sexta-feira. Já as unidades descentralizadas terão atendimento com demandas reduzidas mediante agendamento.
Para mais informações, os usuários dos serviços devem ligar para o telefone 0800 772 8999, diariamente, 24 horas por dia.