Apesar de toda a crise provocada pelo coronavírus, Ipatinga, num caso surpreendente, conseguiu, nos últimos dois meses, contar com quase 100 novas empresas abertas e em funcionamento. Os dados são da Jucemg (Junta Comercial de Minas Gerais), que mostrou ainda que a cidade chegou a ocupar a sexta posição no ranking estadual de abertura de empreendimentos, com um tempo médio de finalização do processo que chegou a menos de 12 horas.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Henrique Alves, apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia, os números evidenciam a confiança dos investidores no mercado local, o que é motivo para comemorar. Ele creditou esses bons números à rapidez do sistema adotado no serviço público para liberar o início de suas atividades, através da Sala Mineira do Empreendedor.
A Sala, que funciona no andar térreo da Prefeitura, é fruto de uma parceria do poder público com entidades como o Sebrae e a Jucemg, cuja função principal é simplificar e desburocratizar os procedimentos da abertura de um negócio. A Sala Mineira do Empreendedor funciona de 11h às 17h, de segunda a sexta-feira.