O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, assinou na noite desta terça-feira, 7, um decreto que autoriza a reabertura do comércio em todo o município à partir desta quarta-feira, 8. Desde 21 de março, as lojas de toda a cidade estão fechadas para o atendimento ao público, como forma de evitar a expansão do coronavírus. A decisão do chefe do executivo municipal foi tomada depois de uma reunião realizada na tarde hoje no fórum da comarca, que contou também com as presenças dos prefeitos de Fabriciano (Marcos Vinícius), Timóteo (Douglas Willkys) e Paraíso (Luzia Melo), além de representantes do Ministério Público. Pelo decreto, as lojas podem funcionar no horário de 10h às 16h, de segunda à sexta e de 9h às 13h aos sábados, devendo seguir uma série de medidas sanitárias, evitando com isso a disseminação do coronavírus.
O decreto determina entretanto que shoppings, academias, salões de festas e clubes de lazer devem continuar momentaneamente fechados, conforme orientação da resolução estadual. Ainda de acordo com o decreto, bares e restaurantes poderão funcionar, mas apenas com entregas, na porta ou por delivery. Nas lojas, a frequência de público deverá ser controlada com a presença de um cliente a cada 5 metros quadrados. As feiras-livres itinerantes também estão liberadas para funcionamento, exceto para consumo de comidas e bebidas.
A medida em Ipatinga, que deve ser seguida por Timóteo, acontece dias após Fabriciano e Paraíso liberarem a abertura dos seus estabelecimentos comerciais em horários flexibilizados e dentro de medidas de prevenção ao coronavírus, evitando aglomerações, respeitando os horários e dias permitidos a cada seguimento e oferecendo produtos de higienização aos clientes. A PMI promete que haverá fiscalização ostensiva afim de evitar abusos e riscos para clientes, comerciários e comerciantes. Veja a íntegra do decreto: Diario_Eletronico_Edicao_2233
A reabertura foi anunciada também pelos presidente da Aciapi e da CDL, Claúdio Zambaldi e Amaury Gonçalves, que estavam no gabinete do prefeito no momento da assinatura do decreto e enviarem mensagem aos associados: