A crise do coronavírus obrigou a Prefeitura de Ipatinga a fechar, por tempo indeterminado, o acesso ao Parque Ipanema, a principal área de lazer da cidade. A medida vale à partir desta terça-feira, 14. Mas, como nem tudo é notícia ruim, a PMI disse, em nota, que vai usar o período de paralisação das atividades para fazer algumas reformas no local, como o recapeamento da pista de caminhada e a manutenção dos equipamentos de lazer e ginástica existentes no local.
Idealizado pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx nos anos 80, o Parque Ipanema fica entre os bairros Iguaçu, Jardim Panorama, Veneza, Centro e Novo Cruzeiro e sua área é estimada em 1,1 km², dentro dos quais estão plantadas cerca de 12 mil árvores, sendo considerado uma das maiores áreas verdes do país localizadas dentro de um perímetro urbano. Sua administração é de responsabilidade da Prefeitura de Ipatinga, tendo sido tombado como patrimônio cultural municipal em 2000.
O interior do parque abriga um playground para as crianças, o Parque da Ciência, quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de caminhada, ciclovias e anfiteatro. Seu complexo, no entanto, abrange equipamentos remanescentes como a Estrada de Ferro Caminho das Águas, com sua extensão de 2,6 km; o Viveiro Municipal; o Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi (Kart Clube Ipatinga); e o Estádio Municipal João Lamego Netto (Ipatingão).