Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, que levou estados e municípios a fecharem escolas e suspenderem aulas presenciais, os trabalhos da Prefeitura de Ipatinga na área da educação seguem em frente para abrir possibilidades a alunos de todos os anos do Ensino Fundamental. Entre as ações mais importantes está o lançamento da plataforma “Estude em Casa”, disponível agora para pais e estudantes, com formas criativas e divertidas de transmitir conhecimentos.
O acesso é feito pelos próprios alunos, com o mesmo login e senha que eles já utilizam nas escolas municipais quando estudam com os Chromebooks da plataforma Google for Education em sala de aula. Basta entrar no site da prefeitura – ipatinga.mg.gov.br – que, logo quando acessado, apresenta um banner em destaque que leva o usuário à página com o conteúdo educacional on-line.
Nesta janela virtual, os estudantes do Ensino Fundamental têm à disposição materiais, atividades, vídeos e outros instrumentos pedagógicos digitais sintonizados com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um jeito prático de organizar o tempo durante o período de quarentena e manter os estudos em dia.
Retorno das aulas
Em Ipatinga, ainda não há previsão para retorno das aulas. Assim, a medida adotada pela Secretaria de Educação foi a de antecipar o recesso escolar de julho para agora, a fim de evitar que o calendário letivo fosse prejudicado até aqui.