Pelo menos por enquanto, Ipatinga não terá um hospital de campanha, que estava programado para ser erguido nas instalações da Escola Estadual Canuta Rosa, antigo Polivalente, no Cidade Nobre. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 23 e o motivo apontado para este adiamento é a demanda ainda insuficiente para esta necessidade, pois, segundo dados da Prefeitura, a capacidade de leitos de UTI no município ainda não está perto do esgotamento.
Na última segunda-feira, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Márcio Cunha e Gerência Regional de Saúde realizaram uma reunião de alinhamento das ações do plano de contingência para a microrregião de saúde de Ipatinga, que inclui, além da própria cidade, mais 13 municípios. No encontro ficou definido que uma das premissas para abertura do Hospital de Campanha seria a ocupação total dos leitos existentes.
Nível de ocupação
A Secretaria de Saúde de Ipatinga informou que, até esta quinta-feira (23), o Hospital Municipal Eliane Martins apresentava um índice de 71% na ocupação geral dos leitos, em decorrência de diversas doenças. No HMEM, há 16 leitos específicos para Covid-19, sendo sete destinados a UTI. De três pacientes internados no hospital por suspeita de Coronavírus, um se encontrava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já no Hospital Márcio Cunha, a ocupação por diversos tipos de enfermidades era de 62% nesta quinta. Do total de leitos, 39 são reservados para casos de Covid-19. De 14 pessoas internadas com suspeita da doença, oito encontravam-se na UTI.
“É importante destacar que acreditamos que não foi necessário abrir mais leitos até o momento em Ipatinga devido às ações de conscientização e também a responsabilidade do Executivo e também da população em relação às medidas de isolamento e distanciamento social. Tudo que foi executado por esta Administração desde o mês de março, com a ajuda de todos os ipatinguenses, contribuiu para o achatamento da curva de contágio, levando a uma situação que ainda exige muita atenção, porém temporariamente sob controle. Mais uma vez, Ipatinga está trabalhando com responsabilidade. Cada dia é diferente e significativo para tomadas de decisões, que podem também ser alteradas conforme o perfil epidemiológico”, reforçou o prefeito Nardyello Rocha.