Ipatinga adia Hospital de Campanha contra coronavírus

Pelo menos por enquanto, Ipatinga não terá um hospital de campanha, que estava programado para ser erguido nas instalações da Escola Estadual Canuta Rosa, antigo Polivalente, no Cidade Nobre.  O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 23 e o motivo apontado para este adiamento é a demanda ainda insuficiente para esta necessidade, pois, segundo dados da Prefeitura, a capacidade de leitos de UTI no município ainda não está perto do esgotamento.

Na última segunda-feira, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Márcio Cunha e Gerência Regional de Saúde realizaram uma reunião de alinhamento das ações do plano de contingência para a microrregião de saúde de Ipatinga, que inclui, além da própria cidade, mais 13 municípios. No encontro ficou definido que uma das premissas para abertura do Hospital de Campanha seria a ocupação total dos leitos existentes.

Nível de ocupação

A Secretaria de Saúde de Ipatinga informou que, até esta quinta-feira (23), o Hospital Municipal Eliane Martins apresentava um índice de 71% na ocupação geral dos leitos, em decorrência de diversas doenças. No HMEM, há 16 leitos específicos para Covid-19, sendo sete destinados a UTI. De três pacientes internados no hospital por suspeita de Coronavírus, um se encontrava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já no Hospital Márcio Cunha, a ocupação por diversos tipos de enfermidades era de 62% nesta quinta. Do total de leitos, 39 são reservados para casos de Covid-19. De 14 pessoas internadas com suspeita da doença, oito encontravam-se na UTI.

“É importante destacar que acreditamos que não foi necessário abrir mais leitos até o momento em Ipatinga devido às ações de conscientização e também a responsabilidade do Executivo e também da população em relação às medidas de isolamento e distanciamento social. Tudo que foi executado por esta Administração desde o mês de março, com a ajuda de todos os ipatinguenses, contribuiu para o achatamento da curva de contágio, levando a uma situação que ainda exige muita atenção, porém temporariamente sob controle. Mais uma vez, Ipatinga está trabalhando com responsabilidade. Cada dia é diferente e significativo para tomadas de decisões, que podem também ser alteradas conforme o perfil epidemiológico”, reforçou o prefeito Nardyello Rocha.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM