Segundo o site do jornal o Estado de São Paulo, a Alemanha autorizou os primeiros ensaios clínicos de uma vacina contra o novo coronavírus, informou o órgão regulador do país na manhã desta quarta-feira (22). A droga que será testada em pacientes voluntários e foi desenvolvida pela empresa alemã Biontech em parceria com a gigante americana Pfizer. “O Instituto Paul-Ehrlich autorizou os primeiros ensaios clínicos de uma vacina para a covid-19 na Alemanha”, disse o órgão regulador em comunicado, acrescentando que a aprovação foi “o resultado de uma avaliação cuidadosa” do risco e benefício da vacina.
O acordo
A Pfizer e a BioNTech anunciaram que as empresas firmaram um acordo para o desenvolvimento e distribuição conjunta (exceto na China) de uma potencial vacina baseada em mRNA contra coronavírus, com o objetivo de prevenir infecções por COVID-19. As empresas firmaram um Acordo de Colaboração e Transferência de Material para permitir que ambas comecem a trabalhar juntas imediatamente.
O trabalho conjunto visa acelerar a implementação de um potencial programa inédito de vacina baseada em mRNA contra o COVID-19, a BNT162, cujos testes clínicos devem ser iniciados até o final de abril de 2020. O rápido avanço desta ação tem como base a parceria para desenvolvimento e pesquisa que as duas empresas celebraram em 2018 para o desenvolvimento de vacinas baseadas em mRNA para prevenção de influenza.