Reunidos durante toda a tarde desta terça-feira,7, em frente ao Fórum de Ipatinga – onde prefeitos do Vale do Aço e representes do Ministério Público se encontraram para deliberar como ficará o funcionamento do comércio regional nos próximos dias –, empresários de diversos segmentos pressionaram as autoridades locais para que suas lojas voltem a funcionar o mais rápido possível.
Conforme os lojistas que se mobilizaram até a porta do fórum, não há argumentos plausíveis que justifiquem a continuidade do fechamento da maioria das empresas em Timóteo e Ipatinga. Os municípios de Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano já determinaram a reabertura do comércio com algumas restrições, em consonância com as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) no que diz respeito a como proceder para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Adequações
O presidente do Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) do Vale do Aço, José Maria Facundes, explicou que a entidade patronal enviou funcionários e diretores para apoiar os empresários em frente ao fórum de Ipatinga. “Em Fabriciano e Paraíso, as prefeituras fizeram adequações para que as lojas pudessem voltar. Os empresários estão seguindo à risca os decretos publicados nas duas cidades e, aos poucos, as coisas vão voltando ao normal, sempre observando os cuidados de higiene e precaução determinados pela OMS”, garante o dirigente sindical. “Estamos ansiosos para que o comércio de Ipatinga e Timóteo também retorne às atividades normais”, emendou.
A reunião terminou pouco depois das 18h, mas nenhum prefeito ou membro do MP falou com a imprensa na saída. Informações iniciais dão contam que os prefeitos podem autorizar a reabertura das lojas, dentro das regras de restrição sanitária impostas pela OMS.
No vídeo abaixo, o prefeito de Ipatinga foi hostilizado por comerciantes no momento em que chegavam ao fórum, acompanhado de assessores.