BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Rede escolar de Ipatinga recebe orientações sobre o coronavírus

A Secretaria de Educação de Ipatinga reuniu na tarde desta sexta-feira (13), na sala de reuniões do chefe do Executivo, os diretores das 45 escolas da rede pública municipal. O encontro teve a finalidade de alinhar junto aos gestores um protocolo único de orientações a respeito da prevenção contra o coronavírus (Covid-19), já considerada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A reunião teve a participação da secretária de Educação, Eva Sonia, da secretária-Adjunta de Saúde, Danyevens Bicalho de Oliveira Ribeiro, além da médica infectologista Carmelinda Lobato.

Desde 28 de fevereiro, o município de Ipatinga já registrou 11 casos com suspeita de contraírem o covid-19, sendo que um deles foi confirmado (mas vencido o tempo de quarentena do paciente, sem continuidade dos sintomas), dois descartados e, agora, oito seguem aguardando resultado de exames pelos laboratórios especializados.

“Nossos professores já estão orientando nas aulas sobre a higienização correta das mãos, o uso do álcool em gel (tanto em casa como nas escolas) e a etiqueta respiratória. É o que nos cabe fazer neste momento. E sabemos que os alunos são importantes disseminadores de informações”, ressalta a secretária de Educação, Eva Sônia.

Protocolo

Um protocolo único de informações sobre as formas de prevenção foi repassado aos diretores pela médica infectologista Carmelinda Lobato. Ele deverá ser seguido a partir de segunda-feira (16).

Entre as recomendações que os dirigentes repassarão aos pais está aquela de que as crianças que estejam eventualmente doentes, mesmo aquelas não suspeitas de contaminação pelo coronavírus, devem ficar em casa.

Outra recomendação é que os professores sempre enfatizem a cartilha sobre a higienização das mãos. “A escola tem uma grande influência sobre a criança. Então, vamos aproveitar e resgatar esses cuidados de higiene, até porque todos os anos nós temos epidemia do vírus Influenza e a transmissão é a mesma”, lembrou a médica Carmelinda Lobato.

Além das orientações sobre a higienização das mãos, Carmelinda orientou que deve ser ensinado aos alunos a forma correta de espirrar ou tossir (usando o antebraço), não compartilhar copos e outros utensílios e objetos pessoais.

FONTE: PMI

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM